Google planeja penalizar sites “otimizados demais”

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Preocupação excessiva com SEO pode causar problemas
Preocupação excessiva com SEO pode causar problemas

Durante um painel apresentado na SXSW o engenheiro do time de webspam do Google, Matt Cutts, antecipou que a empresa está trabalhando em uma nova mudança no algoritmo de busca para tornar os resultados mais precisos — e melhorar a experiência do coitado do usuário que convive com sites cheios de conteúdo inútil nas pesquisas. A alteração penalizaria sites “muito otimizados” para o buscador. Quando a esmola é demais…

Com a mudança, os sites que trocam links de maneira excessiva, apresentam muitas palavras-chave numa mesma página ou vão além das expectativas do robô de indexação teriam posições piores nos resultados de busca. Vários funcionários já estão trabalhando no projeto, de acordo com o engenheiro.

Como o Google não divulga detalhes sobre seus métodos de classificação de páginas, não dá para saber o que eles consideram como sites “muito otimizados”, mas o Panda foi bastante criticado por webmasters, especialmente os que perderam muito tráfego (e dinheiro) com a mudança. Tanto é que o próprio Google lançou um formulário para que os usuários ajudassem a detectar falhas no Panda.

Querendo ou não, a alteração pode e deve estar disponível nos próximos meses. A mensagem do Google é clara e nos remete a um dos princípios básicos de qualidade definidos pelo buscador: crie páginas principalmente para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa.

Com informações: Search Engine Land.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados