Política de privacidade do Facebook: sem “privacidade”

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Você provavelmente não sabia mas na quinta-feira passada (15) o Facebook publicou uma possível mudança nos termos envolvendo a privacidade dos seus usuários. As mudanças foram colocadas no ar para que os membros da rede social opinassem sobre elas, dizendo se gostaram ou não e dando sugestões. A principal delas, e que desencadeou uma polêmica discussão, está no nome: os termos não são mais chamados de “Política de privacidade” e sim “Política de uso de dados”.

Outra das mudanças mais polêmicas foi o fato de que, a partir da data em que a nova política for efetivada, os seus dados poderão ser acessados por aplicativos mesmo que você não se conecte a ele. Se um amigo seu tem autorização para ver os seus dados e se conectar a um aplicativo no Facebook, os seus dados que o amigo tem acesso serão compartilhados com o app, queira você ou não.

Ainda nos novos termos estão novas sessões que dizem respeito aos programas disponibilizados pelo Facebook (como o Facebook Messenger para Windows) e a parte onde ele se referia aos perfis foram alteradas para “Timeline”. Já os serviços que a rede social descontinuou, como o Facebook Deals, foram retirados da proposta.

A proposta de mudança dos termos estava aceitando comentários até ontem, mas ainda não tem uma data para entrar em efeito. Segundo o que aponta a CNN, a versão alemã da proposta é a que recebeu mais comentários contrários à ela, com mais de 36 mil pessoas comentando “Ich lehne die Änderugen ab” que pode ser traduzido para “eu não aceito as mudanças”. A versão em português da proposta, disponível aqui, teve por volta de 50 comentários até a publicação desse post.

O que isso indica? O Facebook parece estar mais interessado em tratar os seus dados do que a privacidade dos seus membros, já que os controles continuam confusos e numerosos. Se isso é bom ou ruim, não arrisco dizer ainda. O Facebook tem cometido vários erros no passado, mas aprendeu com vários deles. Então dou o benefício da dúvida.

Mas você pode ver por si mesmo todas as alterações planejadas nesse arquivo em PDF (em vermelho, sublinhado) em inglês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados