Eles podem estar fabricando um iPhone. Ou um vírus para atacar os Estados Unidos.

Na humilde opinião de Richard Clarke, ex-conselheiro de segurança e ações de contra-terrorismo durante o governo Bush, a excessiva dependência dos EUA em eletrônicos fabricados na China é um “calcanhar de Aquiles” nas defesas do pais que poderá provocar “milhares de mortes”.

A declaração aconteceu durante uma entrevista dada por Clarke à Smithsonian Magazine, revista de variedades editada pelo Instituto Smithsonian, complexo de pesquisa fundado e administrado pelo governo dos Estados Unidos. “[A dependência em eletrônicos chineses] é uma falha grave em um mundo em que o governo chinês invade sistemas governamentais de outros países em troca de informações”, disse.

Em sua opinião, “bombas lógicas” e trojans importados em aparelhos chineses poderão provocar perdas econômicas ou de competitividade. “Pesquisas poderão ser enviadas diretamente para a China (…) ou, pior, esses backdoors podem ser usados para fins militares”, divaga. Em sua opinião, “todas as grandes empresas dos EUA já foram invadidas por hackers chineses”.

Antes de levantarem a voz contra Clarke, bom lembrar que ele sabe o que fala. Em 2010, um vírus criado pelo governo dos EUA conseguiu sabotar o programa nuclear iraniano, fazendo os equipamentos de precisão do país funcionarem de maneira inadequada e, assim, quebrarem. Por outro lado, o site The Verge lembra que atualmente ele dirige uma empresa de consultoria em segurança e que, talvez, esteja provocando algum alarde para promover seu negócio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados