Como citar uma revista nas normas ABNT [impressa ou digital]

Científicas ou periódicas; veja como citar corretamente uma revista impressa ou eletrônica seguindo as normas da ABNT

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
pessoa manuseando uma revista
Como citar uma revista nas normas ABNT. (Imagem: True Agency / Unsplash)

As revistas de publicações científicas ou revistas de banca podem ser usadas no seu TCC. Aprenda como citar uma revista nas normas ABNT, esteja ela em formato impresso ou eletrônico. Os estudantes têm essa opção, de fonte, para complementar os livros utilizados em seu trabalho de conclusão de curso nas referências bibliográficas. 

Para citar uma revista, segundo as normas ABNT, assim como os livros é necessário seguir as seguintes estruturas:

Citação Indireta

A citação indireta é aquela em que o autor é parafraseado. Ela pode ocorrer de duas formas:

  • Quando o nome do autor aparece somente no fim de sua análise. Ex:

O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000).

  • Quando o nome do autor é citado no início. Ex:

De acordo com Amaral (2011), os serviços de informação direcionados para o atendimento e o relacionamento com o público podem ser aperfeiçoados através da pesquisa de marketing.

Citação Direta

A citação direta acontece quando é retirado um trecho na íntegra, entre aspas. Ex:

A pesquisa de marketing “poderá contribuir no aprimoramento do desempenho da prestação de serviços de informação direcionada para o atendimento e o relacionamento com os diversos públicos”. (AMARAL, 2011, p. 97).

Referência Bibliográfica

As referências bibliográficas são mais completas. O modelo base para bibliografia é: 

ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. 

Revista impressa

Em caso de informação retirada de uma revista impressa, a referência deve ser colocada da seguinte maneira:

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 85-98, jan./abr. 2011.

Revista digital online

Para revistas digitais precisamos indicar o link usado no acesso e a data em que a leitura foi feita. Ex:

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 85-98, jan./abr. 2011. Disponível em: http:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100007. Acesso em: 20 jan. 2016.

Dicas para citação de revistas

  • Preocupe-se com a relevância da publicação. Como reforço de argumento as revistas de publicações científicas têm maior relevância, por conta dos critérios exigidos para publicar;
  • No caso de acesso do modelo digital, nunca esqueça de colocar o link para o artigo e a data de visualização;
  • Atualmente, é mais fácil encontrar materiais no formato digital pela praticidade. É importante aprender ambas as formas, mas você irá usar em grande parte os modelos digitais.

Espero ter ajudado os estudantes a entender como citar uma revista nas normas ABNT de forma simples e precisa. Boas pesquisas e bons estudos!

Mais informações: espm.br 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados