O Dropbox começou essa semana a tapar um buraco que estava sendo explorado há alguns dias. A falha estava na promoção da Dropbox em parceria com a HTC, que deu 23 GB de armazenamento a usuários de alguns aparelhos Android da fabricante. Uma versão modificada do aplicativo, no entanto, deu acesso aos 23 GB para qualquer dono de Android (e concordo com o Pedro Burgos, do Gizmodo Brasil, que diz que a artimanha é condenável). Agora essa mamata acabou.

Screenshots de um leitor que usou o hack

A versão modificada foi publicada por um membro do fórum XDA-Developers na metade de março e teve até uma atualização com correções e melhorias pouco depois. Agora os usuários que ganharam 23 GB de espaço de forma ilegítima passaram a ter suas contas revertidas para o estado original, antes do hack ser aplicado. Não há relatos ainda de contas sendo excluídas completamente ou com perda de arquivos, embora o uso do aplicativo provavelmente vá de encontro com os termos de serviço do Dropbox.

Em um post no fórum do serviço, um agente de suporte confirma que eles vão detectar quem usou o hack e diz ainda que a promoção só é válida para aparelhos com a interface HTC Sense 4.0, que devem ser lançados ainda esse mês nos EUA.

Já era de se esperar que a Dropbox tirasse o espaço de quem conseguiu de forma não-legítima e provavelmente a HTC deve ter feito uma pressãozinha, afinal ela tem um acordo com o serviço. Ao menos nova política de bônus de armazenamento para quem indicar amigos, liberada hoje, deve servir para acalmar os ânimos de alguns dos usuários afetados.

Dica do Fábio Melo (@ffffabio) no Twitter e screenshots do Athos Moreno (@athosbr99). Valeu, vocês dois!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados