Pode parecer estranho, mas o sistema operacional do Google baseado em nuvem não possuía suporte a papel de parede, nem ícones na área de trabalho e muito menos na barra de tarefas. Como o Chrome OS foi desenvolvido especialmente para utilizar aplicativos e sites disponíveis na internet, o sistema era basicamente o navegador Google Chrome com um relógio num dos cantos da tela. Até agora.

A nova versão do Chrome OS deverá trazer a primeira mudança drástica desde que foi lançado, no final de 2010. Logo de cara, o usuário poderá escolher um wallpaper personalizado para a sua área de trabalho, que também exibirá ícones dos aplicativos do seu Google Chrome, como Gmail, YouTube, Docs e (obviamente) Angry Birds de maneira semelhante ao Launchpad do OS X.

O recursos de abrir novas janelas, movê-las, maximizá-las e fechá-las, diferente das versões anteriores, está presente. O sistema também ganhou uma barra de tarefas que lembra muito a do Windows 7. Nessa barra, ao clicar em um dos ícones uma nova aba será aberta com o aplicativo desejado. De acordo com os amigos do Google Discovery, os novos recursos não afetaram a performance do sistema, que aparenta estar até mais rápido.

Outras mudanças menores foram anunciadas: mudanças no player de áudio e vídeo local e suporte aos arquivos *.tar, *.gz e *.bzip2. A interface nova, chamada Aura UI, possui aceleração por hardware, garantindo (pelo menos na teoria) animações fluidas. São grandes alterações que, pelo menos para mim, foram ótimas para o futuro do sistema que antes parecia só um navegador. O Chrome OS perdeu a simplicidade das primeiras versões, mas ficou mais parecido com sistemas operacionais WIMP e deverá conquistar novos usuários.

Se você foi um dos presenteados com um Chromebook CR-48 do Google, ainda não poderá desfrutar da nova versão do sistema. O Chrome OS 19.0.1048.17 está disponível no canal de desenvolvedores apenas para o Acer AC700 e os Samsung Series 5.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados