Exclusivo: Serviços do Windows Live ganharão novo visual com estilo Metro

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 9 meses
Nova página de criação de Live IDs.

Uma das maiores novidades do Windows 8 é a presença da Metro UI, uma interface clean, com fontes fáceis de ler, design com cores sólidas e ícones monocromáticos. A Microsoft utiliza o mesmo conceito no Windows Phone e no Xbox 360, mas ainda trabalha para adotar a interface em outros produtos. Imagens surgidas recentemente indicam que os serviços do Windows Live receberão uma atualização no visual em breve.

O leitor do Tecnoblog Felipe Zorzo notou mudanças na interface de algumas páginas dos serviços do Windows Live durante o feriado prolongado de Páscoa. Uma das telas de cadastro apresenta um visual com fontes ligeiramente maiores que as utilizadas atualmente e campos mais espaçados.

Ao clicar (ou tocar) na seta que aparece no canto superior esquerdo da página, uma lista com os principais serviços da Live aparece em formato de Live Tiles, os blocos dinâmicos usados na interface imersiva do Windows 8. Repare que a tradução ainda está incompleta; enquanto a página está em inglês, o nome dos serviços aparece em português.

A página parece estar nos seus primeiros estágios de desenvolvimento. Os serviços são listados num menu que aparece após clicar numa seta minúscula, que pode passar despercebida por usuários finais, além de possuir problemas de usabilidade — digamos que clicar duas vezes só para alternar entre email e SkyDrive é algo desnecessário. O ícone do serviço em uso, portanto, deve aparecer logo abaixo da seta para indicar que há algo ali.

Menu com Live Tiles lista os principais serviços do Windows Live.

As modificações indicam que a Microsoft está redesenhando o layout de seus serviços com o objetivo de facilitar o uso por usuários de PCs com tela sensível ao toque. Faz sentido, já que o Windows 8 é o primeiro sistema operacional da Microsoft desenvolvido pensado para tablets. O visual também estava bem cansado; os serviços da Live não recebiam mudanças profundas na interface há anos.

SkyDrive com layout diferenciado aparece em vídeo oficial de divulgação do Internet Explorer 9.

Um comercial do Internet Explorer 9 publicado há um mês no blog oficial do navegador mostra a página do SkyDrive com um layout bem diferente do atual, inclusive com a barra preta no topo, semelhante às imagens citadas anteriormente. Logo, é bem provável que o novo visual apareça nos próximos meses para todos os usuários.

Receba mais sobre Windows 8 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados