Nova interface de navegação: mais fácil para o usuário | Clique para ampliar

O Google anunciou hoje em um post no blog oficial o que eles dizem ser uma versão “mais funcional e mais flexível” do Google+. A nova interface do serviço parece focar na navegação e compartilhamento de itens em produtos do Google na web e traz também maiores opções de customização da experiência do usuário. O vídeo abaixo mostra algumas das principais modificações, que devem estar disponíveis para todos os membros a partir das próximas semanas, segundo o Google.


(Vídeo no YouTube)

A principal modificação está nos ícones da navegação. Antes dispostos na parte superior do serviço, agora ficam na lateral esquerda, no que o Google chama “faixa de navegação”. A ordem deles também pode ser facilmente alterada: basta clicar e arrastar os ícones para onde quer que eles parem ou ainda esconder alguns deles em uma sessão chamada “More”. Deixar o mouse parado sobre os ícones vai mostrar ações rápidas que podem ser executadas em cada um.

A lateral direita foi ocupada por uma lista dos itens que são tendência na rede, sugestões e mais a direita, o campo de bate-papo, que antes ficava destacado da página principal.

A página para Hangouts ganhou uma interface melhorada também e deve mostrar os últimos convites, os hangouts públicos e populares.

Hangouts: mais fácil mostrar sua cara | Clique para ampliar

Por último, mas não menos importante, está a mudança na página de perfil dos usuários do Google+. A foto do perfil agora fica à esquerda, perto da área de bate-papo, e embaixo dela são listadas informações sobre aquele membro, como o lugar onde ele trabalha, onde mora e quais faculdades cursou.

Perfis no Google+ | Clique para ampliar

A mudança constante é um dos pontos que o Google garantiu que seria bem forte no Google+. Então uma mudança de interface não é algo de se espantar e se você reparar bem ela copia alguns elementos já conhecidos do Facebook e Twitter. Resta saber se essa mudança vai trazer mais tração para a rede e fazer com que ela seja mais usada ou vai continuar sendo apenas a camada social que o Google forçou goela abaixo dos seus usuários.

Como sempre, a nova interface será aplicada a todos os usuários do Google+ ao longo dos próximos dias. Se você não tem ainda, aguarde que em breve ela deverá aparecer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados