Conteúdo em Flash não será carregado automaticamente.

Boa parte do conteúdo disponível na internet precisa de um plugin para funcionar, mas esses complementos também são os maiores responsáveis por erros nos navegadores, além de presentarem o usuário com vulnerabilidades de segurança. Felizmente os novos recursos do HTML5 poderão substituir vários plugins e a Mozilla está aproveitando a oportunidade para implementar um bloqueio no Firefox.

Ao entrar no about:config do Firefox, o usuário encontrará uma nova flag chamada plugins.click_to_play. Com a configuração ativada, o usuário precisará clicar na área que o conteúdo deveria aparecer para permitir a execução do plugin. Isso também deverá bloquear automaticamente anúncios publicitários em Flash, economizando bateria em notebooks e deixando a RAM disponível para ser utilizada por algo mais importante.

A novidade já existe na última compilação Nightly do Firefox, mas será necessário ativá-la manualmente. Jared Wein, engenheiro de software da Mozilla e um dos responsáveis por implementar o recurso, também trabalha para criar um assistente de configuração onde será possível definir quais sites podem ou não executar plugins. O Chrome também possui a mesma funcionalidade há algum tempo, mas no Firefox o bloqueio poderá ser ativado por padrão.

Mais informações podem ser encontradas na wiki da Mozilla. Para testar o recurso, basta fazer o download da versão Nightly — ou esperar até o lançamento do Firefox 14.0, quando a opção deverá estar disponível para todos os usuários.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados