Pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, anunciaram a criação de um chip que poderá fazer com que qualquer celular possa ser capaz de enxergar através de paredes em um futuro próximo. A invenção foi desenvolvida usando um semicondutor complementar de metal-óxido (sigla em inglês CMOS), que pode detectar ondas de frequência eletromagnética na faixa dos terahertz.

A tecnologia pode ser usada para “ver” através de paredes de madeira, ajudar comerciantes a identificar notas falsas e até mesmo ajudar médicos a procurarem por tumores, sem precisar recorrer a caros testes de ressonância magnética ou aos potencialmente perigosos raios X.

Smartphones poderão ter raio X.

“A tecnologia CMOS é acessível e pode ser usada para produzir muitos desses chips”, explica o professor Kenneth O (sim, o sobrenome dele é “O”), responsável pelo estudo. “A combinação do CMOS com terahertz significa que você pode colocar um desses chips na traseira de um smartphone, transformando um dispositivo que você carrega em seu bolso em um aparelho que pode ver através de paredes”, explica o pesquisador.

“Existem tantas coisas que podem ser feitas com esta nova tecnologia que ainda nem pensamos em todas elas”, explica O. Ao comentar sobre possíveis preocupações sobre as possíveis violações de privacidade que um equipamento do tipo pode provocar, o professor explica que ele só funciona adequadamente a até 10 cm de distância.

Há algum tempo existem alguns aplicativos que simulam raio X para celulares, realmente usados por garotos de 11 anos impressionarem seus amigos de 10 anos na escola. Agora a coisa ficou séria. Mas ainda não existe qualquer previsão de um aparelho equipado com raio X chegue às lojas.

Com informações: The Inquirer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados