Para quem precisa economizar cada megabyte possível na conexão móvel. Quem tem um celular da Nokia com o sistema Series 40 — mais conhecido como S40 — pode baixar imediatamente a atualização do navegador Nokia Browser para a versão 2.0, que inclui algumas funções interessantes. Destaque para a compressão de páginas da web.

O funcionamento do Nokia Browser é similar ao do Opera Mini nos dispositivos móveis. Tem por objetivo reduzir o consumo de dados do usuário ao utilizar servidores que processam previamente a página que o dono do celular quer acessar. Funciona mais ou menos assim: o usuário digita o endereço e aperta Enter; os servidores da finlandesa baixam a página remotamente e comprimem cada pequeno trecho de código-fonte; depois mandam a página menor para o navegador do usuário.

Nokia Browser 2.0: multicolorido

De acordo com a Nokia, a atualização do Nokia Browser garante economia de até 90% no consumo de dados. Considere que os produtos com S40 são posicionados no mercado como itens de baixo custo e você percebe que, para o consumidor idealizado pela companhia para esses produtos, de fato utilizar menos MB da franquia mensal ou do pacote de internet móvel pré-pago faz todo o sentido.

O Nokia Browser 2.0 está disponível para a linha Asha, Nokia C3-00, Nokia C2-03 e Nokia X3-02, além de uma lista infindável de modelos mais antigos. Os aparelhos da linha Asha foram apresentados para o mercado brasileiro em novembro do ano passado.

Para baixa-lo basta acessar a loja de aplicativos da Nokia e selecionar o Nokia Browser. Não custa nada e o arquivo em si tem menos de 1 MB.

Essa mesma versão do navegador virá embarcada nos futuros aparelhos produzidos pela Nokia. A companhia destaca  também o compartilhamento fácil de conteúdo com Twitter e Facebook e o download em segundo plano de arquivos — o Nokia Browser pode usar tanto o cartão de memória como a memória interna do celular para armazenar estes downloads.

Cabe lembrar que o S40 é um sistema simples, porém amplamente difundido. Está presente em mais de 1,5 bilhão de celulares da Nokia distribuídos mundo a fora.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados