Depois das versões de teste de sempre, finalmente o Ubuntu 12.04 LTS foi lançado, e é hora de conhecermos as novidades dessa nova versão da distribuição Linux mais popular do planeta. A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse. O menu padrão ainda está lá, mas se você quiser testar o HUD é só apertar a tecla ALT e digitar o que quiser executar.

Antes de continuar, é necessário entender que a versão 12.04 do Ubuntu é LTS (Long Term Support). E o que isso significa? Em primeiro lugar: versões LTS possuem o tempo de suporte ampliado para cinco anos. Isso significa que a Canonical continuará lançando atualizações e correções de segurança para essa versão do Ubuntu até 2017, pelo menos. E, em segundo lugar, que a Canonical focou todos seus esforços em uma versão estável e de qualidade, evitando mudanças grandes no sistema e novidades que pudessem apresentar problemas futuros.

O próprio codinome da versão já diz isso: O Pangolim Preciso mostra o interesse da Canonical em criar uma versão do Ubuntu que seja Precisa e tenha Performance. E será que eles conseguiram? Vamos ver as novidades:


(Vídeo do YouTube)

Além disso, no geral, tanto a tela de login quanto o Unity ficaram muito mais bonitos e rápidos, trazendo uma série de ajustes finos. Por exemplo: agora, ao mudar o papel de parede, todo o esquema de cores do lançador é alterado automaticamente para combinar com a cor predominante do papel de parede. O Video Lens também foi atualizado e tornou-se parte do Unity, permitindo procurar por vídeos na internet em diversos serviços.

Para tornar a vida dos iniciantes mais fácil, o instalador de programas agora adiciona os programas recém-instalados automaticamente no lançador, e uma barra de progresso permite ver rapidamente em que pé está a instalação. E, por falar em instalação, o instalador do Ubuntu exibe um stream da hashtag #ubuntu durante a instalação (você obviamente precisa estar conectado à internet para ver).

Paranoicos de plantão poderão se divertir com o novo gerenciador de privacidade, ferramenta que permite a você escolher o que será gravado ou não no sistema.

Há um grande número de novidades que serão tratadas em um review aqui no Tecnoblog. Se você não aguenta esperar, pode fazer o download do Ubuntu 12.04 LTS direto no site da Canonical ou através dos torrents também disponíveis lá. Se você já está usando o Ubuntu e quiser fazer a atualização, é só digitar os comandos abaixo no terminal:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
update-manager -d

De qualquer forma, é bem provável que o aviso de atualização apareça em breve para todos os usuários.

Com informações: OMG! Ubuntu.

Receba mais sobre Ubuntu na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados