O que é easter egg?

O que é easter egg? É uma supresa! Uma mídia ou mensagem oculta em um vídeo, programa, app ou jogo; conheça alguns exemplos

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Imagem de annca por Pixabay

O easter egg (ou ovo de Páscoa, em português) é uma supresa. Normalmente, em produtos de tecnologia, trata-se de uma mídia, uma mensagem ou um programa escondido dentro de uma outra mídia. Aqueles que esconderam o “ovo” podem ou não deixar dicas e encontrá-los pode ser uma tarefa bem divertida. Veja alguns exemplos.

O que é easter egg?

Easter egg” é literalmente “ovo de Páscoa”, em inglês. Em tecnologia, o termo identifica um objeto de mídia, uma mensagem, um programa, um vídeo, um jogo e etc. dentro de outro. O nome é uma referência à tradição da caça aos ovos, comum em alguns países, em que são escondidos para que as crianças os procurem no domingo de Páscoa. Da mesma forma, o autor de um easter egg pode ou não dar dicas que levem à surpresa.

O primeiro easter egg

O primeiro easter egg oculto em uma mídia que se tem notícia é o do jogo Adventure, lançado em 1979, para o Atari 2600. Na época, os desenvolvedores não recebiam créditos pelos títulos que desenvolviam para a Atari, o que levou ao designer Warren Robinett a esconder no jogo uma mensagem, que o creditava pela obra.

Para encontra-la, o jogador precisa mover um pixel invisível, conhecido como “ponto cinza”, junto com dois ou mais objetos, ao extremo direito da tela do corredor abaixo do castelo dourado, nas dificuldades 2 ou 3. Isso permitirá entrar em uma área “proibida”, onde é possível ver a mensagem “Created by Warren Robinett”; vídeo abaixo.

Outros exemplos

Easter eggs são mais comuns em mídias que possuem códigos executáveis como jogos, programas, apps e sistemas operacionais. O motor de buscas do Google, por exemplo, possui uma série deles, desde referências a obras como O Guia do Mochileiro das Galáxias, a jogos escondidos como Pac-Man e Atari Breakout.

Além do Google, o Android também possui easter eggs; ao tocar várias vezes na tela de versão, liberava uma mensagem ou até um jogo (como um clone de Flappy Bird).

Outros easter eggs incluem o código da Konami, originalmente um código para ativar trapaças em jogos da Konami, que foi absorvido por outras mídias, e o do número de telefone verdadeiro, que já foi incluído em um comercial do Super Bowl de 2014.

Neste caso, os primeiros que ligaram para o telefone ganharam ingressos para o jogo, e é um dos poucos casos de easter egg em uma mídia que não depende do usuário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Easter egg na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados