Aplicativo criado por brasileiro traz gerenciamento de apps com janelas ao iPad

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 meses
Screenshot do Quasar no iPad | Clique para ampliar

No final de semana passado um aplicativo criado por um brasileiro e publicado na loja Cydia (a loja alternativa onde a Apple não tem poder de veto) trouxe uma funcionalidade única para o iPad. Chamado Quasar, o tweak permite que um iPad com jailbreak abra os aplicativos instalados nele em um formato diferente do normal: usando janelas.

O que ele faz ao ser instalado é substituir todo o sistema de gerenciamento de aplicativos nativo da Apple, o SpringBoard. É possível, por exemplo, abrir vários aplicativos em diferentes janelas, todas redimensionáveis, e interagir com eles. Há também um botão para fechar os aplicativos diretamente, sem precisar ir no campo de alternar aplicativos e fechá-los.

Veja o vídeo abaixo mostrando o Quasar em funcionamento no tablet da Apple.


(Vídeo no YouTube)

O nome por trás do Quasar você provavelmente já viu repetidas vezes aqui no TB (e vou chutar que essa provavelmente não será a última). Trata-se de Pedro Franceschi, o brasileiro que mais recentemente ficou conhecido por fazer o assistente virtual Siri entender português. Segundo Pedro, o desenvolvimento dele demorou cerca de dois meses e esse é o seu maior projeto até agora.

Aos interessados, o Quasar está disponível na loja de aplicativos Cydia por US$ 9,99.

Atualização às 12:33 | Aproveitando-me do fato de que Pedro é um grande amigo meu, tomei a liberdade de enviar umas perguntas sobre o Quasar por e-mail que ele respondeu prontamente.

TB: Qual a origem do nome?
Pedro Henrique: Quasar significa o núcleo eletromagnético de uma galaxia, de onde vem todas as ondas de rádio e grande parte da luz visível a longa distância. E o Quasar (para iPad) é um pouco disso, se trata de um “núcleo” do iPad, por isso a escolha do nome. Mas isso também tem um pouco a ver com o fato de eu gostar bastante de astronomia e astrofísica. 😛

TB: Qual tem sido a resposta da comunidade de Jailbreakers?
PH: O Quasar está sendo um sucesso, isso é o que eu posso dizer. O número de vendas superou qualquer expectativa até agora e o número de features request só aumenta. Alguns bugs foram encontrados, mas estou trabalhando muito seriamente para consertá-los o mais rápido possível.

(Pedro não quis revelar quantos downloads o Quasar teve, mas no seu perfil no twitter uma reply acabou mostrando que foi o suficiente para cobrir os custos de compra de um iMac de 27 polegadas com 16 GB de RAM, processador Intel Core i7 com 3,4GHz de clock, HD de 1 TB e placa de vídeo NVidia com 2GB de RAM dedicado. Faça os cálculos e você vai ver que isso dá uma grana boa.)

TB: O que virá nas próximas atualizações? Se a Apple quiser integrar esse tweak no iOS 6, você deixa?
PH: O Roadmap está ficando cada vez maior. Definitivamente o Quasar é um projeto para pelo menos uns 6 meses de trabalho, com muitos updates. Acho que a Apple não tem interesse em integrar algo do gênero no iOS, mas caso entrassem em contato comigo, acho que eu ia acabar deixando. 😛

TB: Qual o próximo projeto?
PH: Não sei o que virá depois dele, só sei que ele é, de longe, o maior. Existem diversas modificações de baixo dos panos que foram extremamente trabalhosas e que o usuário nem percebe, mas tudo isso faz parte. Vou ficar trabalhando nele por enquanto.

Receba mais sobre iPad na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados