Parait Le Jeudi  -  Mac Ilvaine Jane ( 2221029925 )
Parait Le Jeudi - Mac Ilvaine Jane ( 2221029925 )...
R$2.90
Maison De L Archange  -  La  -   -  Morgan Mac Cullough ( 22
Maison De L Archange - La - - Morgan Mac Cullough ( 22...
R$1.70
Les Clients Du Bon Chien Jaune  -  Mac Orlan P ( 2070330451
Les Clients Du Bon Chien Jaune - Mac Orlan P ( 2070330451...
R$1.70
N Importe Qui N Importe Quoi  -  Mac Donald Betty ( 22210298
N Importe Qui N Importe Quoi - Mac Donald Betty ( 22210298...
R$2.70

É verdade que sou um Mac OS Xiita?

Enviado dia 24/09/07 às 8:59 pmAutorThiago Mobilon 

iphone_ridiculous.jpg

- Sim, é verdade.

- Como assim?

- Simples, você acha que seu sistema é perfeito, lindo e maravilhoso. E defende ele da mesma forma que um Emo defende o Simple Plan.

- Mas é um fato! Não existem vírus para Mac!

- Gostaria de declarar aos queridos leitores do TecnoBlog, que a partir deste post, somente usuários do Opera estarão aptos a navegar pelo blog e ler os meus textos.

- E por que diabos você fará isso?

- E por que diabos alguém faria um vírus para Mac OS!?

Por que eu dedicaria tantos esforços ao TecnoBlog, para no final das contas limitar sua exposição para menos de 2% da internet mundial? Se você for hábil o suficiente para responder esta pergunta, certamente entenderá por que nenhum hacker faz vírus para Mac OS X.

Vamos falar dos fatos deixando a hipocrisia de lado, e sendo completamente imparciais?

Sim, o Mac é um sistema muito seguro. Mas este troféu não foi conquistado programando um sistema perfeito e sem vulnerabilidades, mas sim vendendo um sistema que é tão caro que chega a não compensar o investimento.

Com 2 mil reais, eu monto uma máquina com monitor LCD de 19”, 1GB de RAM, HD de 120GB e processador Core 2 Duo. Pode conferir. Aproveita e me diz qual Mac você compra com esse dinheiro.

Vírus? Faz anos que eu não sei o que é isso! E nem foi necessário muita coisa, além de um bom e leve anti-vírus.

- Então, os hackers não preferem criar vírus para PC já que a maioria usa PC?

- Claro. Mas qual hacker não adoraria ficar famoso mundialmente por ser o primeiro a criar um vírus para Mac? Veja o caso do desbloqueio do iPhone, quanta repercussão isso não causou?…

O iPhone é atualmente, o smartphone mais desejado do planeta! O desbloqueio dele gerou tanta repercusão pelo simples fato de que todo mundo quer ter (ou tem) um. A única forma de um não-americano ter um iPhone 100% funcional, é desbloqueando o mesmo!

… Seria como ir onde ninguém foi antes, seria motivo de fama imediata. Mas o OS X é seguro, imune há muitos anos e é constantemente atualizado e melhorado.

Achei ter lido que o Mac é imune. Deixe eu lhe contar um segredo. Todos os sistemas do mundo são constantemente atualizados e melhorados. Porém, jamais existiu, e jamais existirá um sistema imune! A não ser que queira dizer, que ele é imune a tentativas de ataque.

De fato ninguém tenta atacar um OS X. Seria como pagar o mesmo valor para veicular um comercial de domingo de manhã na TV Cultura, ao invés do horário nobre da Rede Globo.

- Então, não existem vírus para Mac?

- Não.

- Não mesmo?

- Acredite. Não existe vírus para Mac.

- Então eu vou contar isso pra todo mundo!

- Faça isso. Clique ali embaixo onde tem escrito Enviar por Email, e espalhe esta notícia para os seus amigos.

Parabéns! Se você idolatra tanto o seu Mac dizendo que ele é perfeitamente imune e sem vulnerabilidades, este é o primeiro passo para mudar este fato. Assim que o Mac começar a se tornar popular, o interesse dos hackers em explorar suas vulnerabilidades aumentará, e aí o resultado é óbvio.

E antes que alguém me chame de lammer, quero deixar claro que eu sempre quis ter um Mac. Nem por isso deixo de admirar os pontos fortes e de enxergar os pontos fracos deste sistema, e de todos os outros.

Se você não entendeu nada, dê uma lida neste artigo do excelente blog Mac Magazine.

F Gostou deste artigo? Assine nosso Feed, ou nossa Newsletter!
Mac Mini
Mais info»
R$ 700.00
Vendo G5 1.6 Ghz   Linda Máquina
Vendo G5 1.6 Ghz Linda Máquina
Mais info»
R$ 2,500.00
Power Mac G4
Power Mac G4
Mais info»
R$ 400.00
Power Mac G4   Monitor Lcd 19 Widescreen   P  Edição Video
Power Mac G4 Monitor Lcd 19 Widescreen P Edição Video
Mais info»
R$ 1,650.00
Apple Mac Mini 1gb 80gb Mac Osx10.4 Super Drive.Entrega Free
Apple Mac Mini 1gb 80gb Mac Osx10.4 Super Drive.Entrega Free
Mais info»
R$ 1,100.00
Mac Mini G4 1.42   Monitor 17  Lcd   Teclado Apple   Mouse
Mac Mini G4 1.42 Monitor 17 Lcd Teclado Apple Mouse
Mais info»
R$ 1,399.00
Melhor Preço De Equipamentos Apple É Aqui!!
Melhor Preço De Equipamentos Apple É Aqui!!
Mais info»
R$ 1,350.00
Power Mac 7100 66 Com Monitor   Veja
Power Mac 7100 66 Com Monitor Veja
Mais info»
R$ 300.00
Vitrine TecnoBlog  
32 já comentaram. E você?

Trackback URI | Comments RSS

  1. É verdade que sou um Mac OS Xiita?…

    Saiba como identificar se você pegou o vírus da Hipocrisia….

    Unknown browser
    Responder este comentário
  2. Thiago!

    Parabéns pela postagem! Explicar uma lógica assim, com criatividade e humor, é para poucos. Gosto demais de inteligências assim.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows XP
    Responder este comentário
  3. Por uma besteirinha que é ter um iPhone livre, todos os hackers se interessaram. Mas voce acha que não existe vontade de se criar virus para Mac? Sim, existe. Há uma conferencia anual de segurança da informação nos EUA, há 12 anos, onde vão os melhores especialistas no assunto, e todo ano um .. este ano foram dois Macs ficam disponiveis ligados em rede com fio e sem fio com o IP disponivel para que qualquer um tente invadí-los. O prêmio (fora a fama), é o próprio MacBook Pro (de 12mil reais) e uma grana, se nao me engano, eram 10mil dolares. Nunca conseguiram invadí-los.

    Qualquer um sabe que todos os usuarios de Windows precisam tomar cuidados mil para não pegar virus. E cada vez mais pessoas sabem que com Mac isso não existe. É simples assim. Em vez de ficar se preocupando e defendendo PCs baratinhos e fuleros, existe a pequena, mas satisfeita comunidade usuária de Macs que dormem tranquilos todas as noites, sem esta preocupação. E com muitos outros motivos para se orgulhar da máquina que têm. A questão do vírus é apenas 1 de vários motivos simples para se ter um Mac e não um PC Windows. (No artigo há links para 22 motivos).

    Mas o artigo foi mesmo injusto. Hoje, com essa de Mac usar processador intel, realmente… agora há um perigoso vírus para Mac.

    Chama-se Microsoft Windows.

    Safari Safari 522.12.1 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  4. Caro xará. Se você acha que ter um telefone desbloqueado (seja um nokia 2220 ou um iPhone) é besteirinha, então certamente você não tem nem um pouco de visão.

    Vontade de criar vírus para Mac? Não estamos falando de vontade!! Estamos falando de criminosos que ganham a vida roubando dados pessoais, e muitas outras coisas. Isso é um estímulo muito maior do que “ser o cara que invadiu um Mac”.

    Se esse pessoal participasse do tal evento, garanto que o fariam em alguns minutos. Afinal, invadiram o iPhone (que roda Mac OS) não é mesmo?

    NADA, repito N-A-D-A no mundo é perfeito. Se Jobs tivesse que lidar com a enormidade de ataques que a equipe da Microsoft lida, você ficaria de queixo caído ao ver o quão “furado” um sistema pode ser. Mesmo o idolatrado salve salve Mac OS.

    “Qualquer um sabe que todos os usuarios de Windows precisam tomar cuidados mil para não pegar virus”. Talvez os usuários salsinhas. Mas nenhum Mac user é salsinha certo?

    Eu por exemplo, utilizo só o anti-vírus que falei. . Agora eu não chamo “não clicar” em “fotos_da_sandy_pelada.EXE” de “cuidados mil”. Isso simplesmente fere o meu intelecto.

    Eu vi que você citou algumas dezenas de links. E aliás, 90% deles eram do site da própria Apple, ou de outros sites já tidos por todos como Apple Xiitas. Assim é fácil! Vou fazer um artigo falanto que o Windows Vista é o grande “Wow”, citando como fonte a própria… Microsoft! :)

    Dos 10% de links restantes, um me chamou a atenção em especial. É este que diz que um garoto de 17 anos desbloqueou o iPhone.

    17 anos!? Mac é imune hein… :lol:

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  5. hehe adoro uma briga dessas, lá vou eu com meus 2 dedos de prosa aqui.

    Na minha opinião não existe sistema seguro, nem aqueles desligados e encaixotados.
    Nunca usei um Mac (tá, dei umas dedadas num que meu primo tinha, mas não chamo digitar algumas coisinhas de usar), mas uso Linux e usei o Windão por muito tempo para saber que nada feito por mãos humanas pode ser considerado 100% seguro.
    O autor usa AV, na época que usava Windows nem isso eu usava, só firewall (este não tem como ficar mesmo) e nunca tive problemas com virus.
    Segurança de SO quem faz é o usuário na maior parte do tempo, verdade que não despertar interesse das “forças ocultas” ajuda um pouco, mas se dizer totalmente imune não dá.
    Ahh, lembrei que a pouco tempo a Sophos alegou que encontrou um virus capaz de infectar Windows, Linux e Mac, mas só vi a noticia, mais nada efetivo sobre o assunto.

    Gostei do texto, parabéns!

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 on Linux Linux
    Responder este comentário
  6. Eu nao digo que nao é possivel criar um virus para mac, claro que é um sistema sujeito a falhas como qualquer outro, mas o fato é que ate hoje, dia 25 de setembro de 2007, foi seguro usar um Mac, sem antivirus e podendo clicar em qualquer fotos_da_sandy_nua.exe sem problema algum.

    Safari Safari 522.12.1 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  7. Olá Thiago… muito bacana o seu texto, mas não é exatamente dele que vou falar (concordo e discordo de pontos tanto em seu texto, quanto no do macmagazine), só gostaria de fazer uma observação em relação a esse trecho específico: “(…)vendendo um sistema que é tão caro que chega a não compensar o investimento. Com 2 mil reais, eu monto uma máquina com monitor LCD de 19”, 1GB de RAM, HD de 120GB e processador Core 2 Duo(…)”

    Depende para quem vc diz que não compensa o investimento… se for um simples usuário doméstico que faria uso do computador apenas para digitar seus trabalhos no Word ou acessar a Web, de fato o investimento não se justificaria, a não ser por um único e simples motivo, o fator estético (que nesse caso também, seria por pura vaidade e o fato de “ter um mac”).

    Agora, se o sujeito for um profissional de criação (nicho que solidificou o mercado Apple, não à toa, afinal os principais softwares gráficos surgiram nessa plataforma e apesar de hoje em dia o Mac ser considerado computador para a família e para todos os gostos e sabores, ainda sim, existe o estigma de “máquina para profissionais de criação”), não há como negar a performance superior sobre o seu maior concorrente no mercado (o Windows, já que os softwares gráficos mais profissionais não possuem versões para linux). Eu comentei isso também na matéria do macmagazine. O maior problema do Windows (até hoje, por mais incrível que pareça) é o pífio gerenciamente do memória. Você pode trabalhar com Photoshop e Illustrator (pra citar 2) no Windows numa boa? claro que sim, porém, pro cara que trabalha com isso todo santo dia no mínimo por 10 horas com os softwares abertos e consumindo recursos de sistema e em sua maior parte do tempo com arquivos beirando os 100mb, a diferença entre um sistema e outro é nítida… Com o Windows (perceba que não falo PC’s, afinal o Mac também é um PC) vc liga a máquina de manhã e após a hora do almoço, se quiser ter a mesma performance de logo cedo (mesmo tendo 16gb de RAM e um puta hardware), é bom reiniciar a máquina… pode parecer exagero, mas pra quem trabalha a um bom tempo no setor e viu na prática isso acontecer e contribuir com o atraso de diversos jobs, não parece nem um pouco exagerado.

    Sinceramente, vc não acha que fotógrafos profissionais, designers, publicitários, video-makers e agências que englobam todo esse tipo de público, preferem gastar R$10 mil em um Mac apenas pra fazer o escritório ficar “mais bonito” e o cliente achar ele um ótimo profissional apenas por “ter um mac”, não?

    O valor é alto? (Se comparado com os valores americanos ou com máquinas xing-ling, é óbvio que sim, mas se for comparar com máquinas equivalentes, com o mesmo hardware e de procedência legal, incluindo nota fiscal, o valor se equivale, mesmo aqui no Brasil) E no caso de profissionais o valor deixa de ser “caro” e passa a se “investimento”… Pois esse profissional sabe que apesar do valor, terá um sistema excelente para o trabalho diário, podendo virar noites sem se preocupar com o gerenciamento de memória e a lentidão da máquina, inclusive, ele sabe que poderá trabalhar com a máquina tranquilamente por um bom tempo, sem que haja a necessidade de troca de hardware (um bom exemplo, é em meu antigo escritório, onde ainda trabalham eficientemente bem com alguns G3 de 2000/2001)… sejamos sinceros nesse ponto… nenhum sistema com Windows suportaria uma carga de trabalho por 5/6 anos sem uma troca de upgrade… :-)

    Enfim Thiago… quase tudo nesse mundo é justificável, talvez pra uns não seja, mas pra outros sim… então sempre que rolam discussões assim, é válido a não generalização de alguns comentários… :-)

    [ ]´s
    mSales

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  8. Marcelo, concordo com você sobre o gerenciamento de memória do Windows ser uma porcaria, e o do Mac ser bem superior. Logo, não fiz nenhuma generalização no artigo sobre isso, já que eu procurei abordar apenas o tema de segurança.

    Se você checar a minha página “Sobre”, verá que entendo perfeitamente o que você está falando, pois já trabalhei com design gráfico, arte final, e fotografia digital. No entanto eu nunca tive a oportunidade de trabalhar com um Mac.

    Eu digo e repito, que pelo valor praticado, não compensa comprar um Mac, mas isso não tira a superioridade do sistema.

    Com 10 mil reais, eu monto pelo menos 4 máquinas com a mesma configuração do Mac, e tudo com nota fiscal, direto do meu distribuidor de informática.

    Pelo menos eu acho que 4 funcionários trabalhando ao mesmo tempo, são mais produtivos do que apenas um com o seu Mac. Mesmo que a máquina precise ser reiniciada algumas vezes durante o dia.

    Enfim. Acho que só vai ser compensador comprar um Mac (pelo menos para mim), quando o valor dele aqui no Brasil, for pelo menos similar ao valor dos americanos..

    Um abraço!

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  9. Thiago… me desculpe, mas a MESMA CONFIGURAÇÃO, vc não monta… :-)

    Isso foi outro ponto que citei em meu post no macmagazine… O Hardware da máquina não está apenas na definição do processador, ram e hd… Todos os detalhes (importantes e q fazem diferença, dependendo de sua área de atuação) incluídos, também contam…

    Você poderia dizer, mas eu não usaria o componente XYZ, concordo plenamente, mas se vc está comprando uma máquina que VEM com os tais componentes, então é preciso comparar com uma máquina que TERIA os mesmos componentes, não acha? No mínimo pra ser justo na comparação de valores… :-)

    Começaria com uma câmera com a mesma qualidade (frame rate e resolução) da iSight… com certeza, nenhum modelo desses que vc encontra por aí por R$200 tem as mesmas características…

    Que tal a mesma quantidade de entradas de portas USB e Firewire (400 e 800)?

    Passaria pelo Wi-Fi no padrão 802.11n (cerca de 5 a 6x mais rápido que o padrão 802.11g encontrado em qualquer StandCenter da vida… ficar limitado a uma transmissão sem fio de 54mbps não rola, principalmente para quem trabalha com vídeo e atualmente já utiliza o padrão HDTV… :-)

    Pra não deixar o post muito comprido, vou pular direto pro monitor… Perceba que o monitor de um iMac não é igual aquele LCD de 17″ que encontramos na promoção por R$599 e que suporta 1280×1024 de resolução… Sinceramente, vc acha mesmo que o Apple Cinema Display é caro apenas por ser Apple??? Pergunte para um profissional que trabalhe com mídia impressa e está constantemente ao lado de paletas Pantone, para ele lhe dizer oq acha disso… :-)

    Entende a diferença? Não meramente a configuração padrão, tipo core2Duo, HD de 320gb, etc… etc… existe muito além disso… (sem falar do Mac Os, claro). Apesar de realmente existir os Macxiitas como vc diz em seu texto (aliás, xiita tem pra tudo… hehe), as comparações não são tão simples como parecem… :-)

    Independentemente disso tudo, vc deu o exemplo de preferir ter 4 profissionais trabalhando, se você tiver como manter o salário de 4 profissionais trabalhando, sem dúvida alguma que concordaria com você, mas nem sempre isso é possível… muitos profissionais trabalham como autônomos (como eu) e nesse caso, não é uma opção… a máquina é um investimento bem melhor… :-)

    A única coisa que me motiva a escrever linhas e mais linhas a respeito desse assunto é tentar esclarecer as coisas… afinal, sempre que vemos diversos artigos por aí com “fatos”, nem sempre podemos consultar e pesquisar sobre a origem real desses fatos… Você mesmo diz que nunca trabalhou com Macs… então fica complicado realmente termos um fator comparativo a respeito do assunto… somente o profissional que está diariamente na labuta e com prazos apertados consegue entender realmente a diferença entre os sistemas… :-)

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  10. Sergio, obrigado!

    Marcelo, seu ponto de vista foi muito bem exposto, o que me leva a concordar com a maior parte das coisas que você disse. Apenas discordo quando diz que não há hardware à altura.

    São centenas de grandes corporações que trabalham em componentes específicos para o PC. Hoje a Apple ja percebeu isso, e usa placas de vídeo da ATI e da Nvidia. Além é claro dos chips de memória, e dos processadores Intel.

    Enfim, o Hardware da Apple não é todo fabricado pela própria. O que faz ele ser superior, é o fato de ser um conjunto casado. Um componente feito especificamente para o outro, e não “placas compatíveis com tudo”.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  11. Exato Thiago… isso é correto, só não entendi pq vc discordou de mim nesse ponto do hardware, uma vez que não mencionei isso no texto?! :-D

    Eu não disse que não há Hardware a altura… não só existe hardware semelhaante como bem melhores no mercado… isso é fato. :-)

    O problema é o custo deles… é oq comentei, o maior problema sobre comparações de valores pra tudo no mercado, é justamente as comparações desiguais, citei os componentes acima, apenas pra exemplificar alguns… Pq a maioria absoluta das pessoas comprar um computador, apenas olhando o processador, vídeo, ram e hd… o resto é “brinde”… :-) — De fato, para esse consumidor, um Mac é muito caro se comparado a outras máquinas com hardware semelhante (ou melhor)… e nesse caso, se mesmo assim ele quer ter um Mac, é muito provável que seja apenas pelo fator estético do equipamento (como citei no primeiro comentário, logo acima).

    Acontece que o Mac sempre foi um computador de nicho (criação) e com o advento dos iPods e mais recentemente o iPhone, a Apple cada vez mais está em evidência aos consumidores “comuns”… indiretamente, a marca acaba se tornando com isso um símbolo de status e claro, como não poderia deixar de acontecer, surgem comparativos entre os micros da Apple e os de outras fabricantes no que diz respeito a valores… consequentemente, vemos comparações de preços levando em consideração apenas o hardware-base da máquina… se esquecendo de todos os “detalhes” que citei nos comments acima…

    Querendo ou não, o Mac ainda é muito indicado a profissionais de criação (mesmo que a empresa esteja tomando uma direção diferente e fazendo um bom esforço a fim de popularizar a marca para os consumidores “comuns”), devido justamente a esses “detalhes” que compõem todo o hardware. Afinal de contas, um “usuário comum” não precisa de um monitor que suporta altos-níveis de ajustes finos de gammut, uma rede sem fio com 54mbps talvez seria suficiente e pra que diabos ele ia querer uma entrada firewire 800 ou mesmo 400? São exemplos de componentes que se fossem retirados da máquina, fariam o preço cair drasticamente, mas aí a máquina deixaria de ser um Mac… :-)

    Enfim, tudo isso apenas para dizer que para comparações serem consideradas justas, no mínimo precisamos nos atentar a todos esses detalhes… como não há macs sem esses “detalhes” no mercado, então cabe a nós acrescentarmos todos os “detalhes” possíveis em um PC-Não Mac e daí sim, fazer uma comparação entre valores… e é nesse ponto que digo que Mac acaba não saindo caro (se for feito esse tipo de comparação)… :-D

    Sobre o seu último parágrafo Thiago, talvez aí esteja o segredo da principal diferença entre Windows e Mac OS… quando vc diz que oq faz o hardware apple ser “superior” é o fato dele ser um conjunto casado, onde um componente é feito especificamente para o outro, eu concordo plenamente… e nesse caso, a Apple leva vantagem de fabricar (montar… apesar deles apenas montarem os componente, os engenheiros da Apple dão uma mãozinha na construção dos mesmos, afinal a maioria dos ítens tem de encaixar no “design da carcaça” feita pela apple…) tanto o hardware, quanto o software… Pois como são configurações específicas fica bem fácil ajustar o sistema operacional para a quantidade de máquinas disponíveis ao mercado… Diferentemente do Windows, que precisa incluir drivers genéricos e soluções no sistema para N montagens possíveis de hardware e daí vem todos aqueles conflitos, componentes não localizados, drivers inexistentes, etc… Temos de ser justos também… a maioria dos problemas no Windows vem desse formato de distribuição… enquanto o Mac OS é desenvolvido para um hardware específico, o Windows fica “no escuro” e tem de se adaptar a zilhões de cinfigurações pelo globo… :-)

    Finalizando tudo isso… eu trabalho com ambos os sistemas a anos, inclusive nesse momento estou escrevendo isso em um Dell com Windows Vista… :-) — Não posso negar que prefiro a plataforma Mac, isso é até visível pelos meus comentários, mas não sou cético a ponto de achar que “apenas” um Mac é capaz de fazer tudo… claro que não (senão não estaria utilizando o Vista… hehe), mas faço questão de elucidar todos os pontos possíveis, sempre que surgem essas discussões entre Macxiitas e Pczistas… se vc coloca todos os pontos prós e contras dos sistemas em um papel e começa a discutir sobre eles, temos uma discussão saudável, mas quando o assunto entra em ideologias, cujo fundamento quase sempre é o “achismo” do indivíduo daí, fica complicado e vemos longos “flamewars” nos fóruns e blogs por aí… :-)

    Thiago, um dia (em uma época menos corrida), ainda te convido pra um café e uma dia de trampo no meu escritório… quem sabe, depois disso vc não sai correndo pra comprar um Mac para trabalhar… hehe

    Abraços! :-)

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  12. Eu sairia correndo agora mesmo para comprar um Mac. Eu sempre desejei ter um. Mas simplesmente me recuso a pagar quase 10000 para ter um Mac com a configuração similar ao do meu Pc, que diga-se de passagem, é bem “turbinado”, e custou apenas 3mil.

    É por isso que eu não falo mal dos Macs, apenas critico o preço. No artigo, o que critiquei foi a hipocrisia elevada em se defender o Mac de olhos fechados, só porque ter um Mac, é fazer parte de um grupinho. Para muita gente funciona assim.

    Felizmente você demonstra estar bem acima disso. :)

    Um abraço!

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  13. Gostei do seu post, muito bom de verdade. Pena que é preciso de um cérebro pra lê-lo :D

    Quanto a comparação de preços, considerando peças originais e blábláblá o preço sai parecido (vide um Dell).

    Quanto ao garoto de 17, lembra daquele que decodificou o dvd (aquela para de regios, permitindo a gravação de tudo quanto é coisa)? Acho que ele tinha 12 na época. :D Essa mulecada sem o que fazer é mais perigosa que os hackers “grandes”… ou será que eles são os hackers grandes? :O

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 on Windows Windows XP
    Responder este comentário
  14. Texto muito legal, Thiago. Concordo com você, a questão da segurança é só uma questão de oportunidade e interesse.
    Quanto ao preço do hardware, levando em conta tudo o que foi dito nos comentários acima, acho que podemos resumir a questão simplesmente em um aspecto: custo/benefício. Indiscutivelmente, para um usuário leigo, que tem no micro apenas uma máquina de escrever melhorada e com MSN/Orkut, não é um investimento que vá valer a pena. Para um profissional de comunicação visual, é questão de avaliar com critério o custo e o que esse custo traria de ganhos. Acredito que o que vale para as argumentações dos comentaristas, pode não valer para outro profissionais.
    Finalmente, só um comentário para o Thiago Martins: Você não precisa de um Mac de R$10.000 para clicar em “fotos_da_sandy_nua.exe” sem antivírus e sem problema, um pc popular do Lula e um Kurumin serviriam. E o resultado seria o mesmo que você teria no Mac: nenhum. Executáveis para windows não rodam diretamente em outras plataformas. E, com certeza, mesmo que o usuário salsinha coloque um emulador, ou algo como o Wine, o executável só vai ferrar aquela sessão.
    Em tempo: uso Windows XP E Linux. Não sou xiita…

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows XP
    Responder este comentário
  15. Ótima sua observação Enio.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  16. César

    Bom, sobre vírus, além da pequena população de computadores com Linux e Mac por aí (descontando os trocentos servidores Linux que tem por aí), há um fator que é crucial:

    O Windows é vulnerável. Demais.

    Tem um caso interessante, alguém achou que era uma boa idéia que fosse possível colocar células de planilhas Excel dentro de um email. Você poderia mandar para teu cliente que “obviamente” vai estar usando Outlook e M$ Office como você uma planilha com os custos de algum serviço ou produto que você esteja vendendo, ou então colocar as especificações para algum projeto, ou qualquer coisa assim. Facilitaria a vida do usuário, não facilitaria? Só que o Excel é capaz de executar código (da última vez que eu vi, era VBA), e existem instruções de código bastante poderosas. O resultado final foi que alguém, pensando em facilitar a vida do usuário, esqueceu de pensar que estava deixando o usuário vulnerável, e os sociopatas que escrevem vírus descobriram mais uma forma de ferrar com o computador alheio, liquidando com todo o trabalho que você diligentemente fez e evitou de fazer cópia de segurança.

    E este é um dos exemplos, o Windows é um queijo suíço, o paraíso da craquerlândia, e esta é uma DECISÃO DE PROJETO. Ele foi feito assim de propósito.

    Não bastasse isto, a pequena-mole também faz o que pode para tornar difícil a vida de quem não usa Windows, criando padrões proprietários, não documentados, e tornando ilegal fazer qualquer interface para seus padrões, ou a implementação de produtos concorrentes que possam conectar com os seus programas. Claro, também não é privilégio da Microsoft, quem usou as primeiras versões do AmiPro e teve que migrar documentos para outros editores padeceu por ter aderido a um padrão proprietário e com pouca penetração no mercado.

    Finalmente, quero concordar que não existe nenhum sistema invulnerável. O OpenBSD é o que existe de mais invulnerável (ele não tem nenhuma vulnerabilidade conhecida na versão que é distribuída), mas isto não impede que o usuário instale um software que tenha uma vulnerabilidade, ou que ele faça uma administração porca (não são poucos os computadores onde a senha do superusuário é “god” ou “money”), mas é difícil fazer um vírus que aproveite estas vulnerabilidades e se espalhe. O máximo que se consegue é invasões pontuais: o computador do fulano, o roteador da empresa tal, este tipo de coisa. É bem diferente de colocar uma célula de excel em uma mensagem do Outlook e ver ela tomar o mundo…

    Mozilla Mozilla 1.7.12 on Fedora Linux Fedora Linux
    Responder este comentário
  17. Geraldo Neto

    Ola Moblion, blz?
    Desculpa cara mas esse post é no mínimo equivocado. Que hacker no mundo não queria fazer o primeiro vírus pra mac?
    Há um tempo atrás, uma firma disponabilizou o número do ip de uma máquina com todos os dados e ofereceu uma quantia (na qual não me recordo agora, acho que US100.000,00 para quem conseguisse entrar em um Mac e modificar um arquivo Txt. O feito levaria a grana. Resultado, milhões de tentativas e nenhum hacker no mundo conseguiu.
    Mac é caro? No brasil sim, nos USA o mac mini custa US600 e o imac completo com todos os hardwares que tem direito + melhor sistema operacional da atualidade + programas exclusivos (final cut, dvd studio pro, soundtrack, imovie, idvd) - qualquer tipo de virus custa um pouco mais de Us$1000.
    Realmente mac é caro no brasil, e poucas pessoas podem utilizar em casa. Mas achar que Hackers não invadiram mac ainda porque tem 5% do mercado, é uma grande inocencia.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  18. Se você for utilizar um Mac seja ele qual for somente para blogar, realmente qualquer PC com Windows 95 e 16mb de ram vai te suprir, aliás até um celular faz isso.

    Agora, se você utilizar para trabalho, experimente deixar sua máquina, com um super antivirus ultra leve que te protege de tudo, rodando por mais de 8 horas seguidas.
    Se tiver oportunidade, faça o mesmo com um Mac.

    Como falei, não tenha dúvidas o PC (Win) supre todas necessidades de um usuário comum.

    []’s

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.1 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  19. Só uma coisa a comentar desse infeliz texto, sem entrar nos outros pontos que já foram discutidos.

    Como assim? A Apple lançou um update que faz magicamente o iPhone virar um smartphone?

    Poutz! Como eu estou desatualizado.
    http://www.engadget.com/2007/01/09/the-iphone-is-not-a-smartphone/

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows XP
    Responder este comentário
  20. Murilo, antes de tudo, aconselho você a ler todos os comentários, e principalmente a página sobre deste blog. Assim que você descobrir tudo com o que já trabalhei conversamos de novo.

    Marcio. Alterar um software é mágica para você? Certamente você é bem desatualizado.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  21. Gera, foi como falei. Não estamos lidando com fama. Eu prefiro ganhar dinheiro do que ser “o cara que invadiu um Mac”.

    E tem outra coisa. Vou me trancar dentro da minha casa, e colocar um sistema de última geração na porta da frente. Aí vou oferecer 1 milhão para quem conseguir invadir aquela porta.

    É claro que ninguém vai conseguir. Mas o fato é que a janela do lado dela estava abertinha para quem quisesse entrar. Ninguém entrou porque o desafio era entrar pela porta.. ;)

    Pessoal, mais um “milagre” pros desatualizados. O iPhone já foi desbloqueado de novo. Veja aqui.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  22. Pelo que ví, você não entendeu a ironia.

    o iPhone não é e nunca foi um smartphone.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.5 on Windows Windows XP
    Responder este comentário
  23. Marcio, peço desculpas pelo meu erro de interpretação. Por você ter dito “infeliz texto”, acabei observando seu comentário de outra forma… ;)

    Um abraço!

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  24. Enio, eh.. eu sei que linux (outro sistema com a mesma base do OSX da Apple, Unix) também não tem os virus que atacam o Windows. Eu só não comentei nada sobre isso no blog.macmagazine por dois motivos:
    1) como era um artigo que falava mal do Windows e seus virus, achei que dava pra perceber que o que nao for windows eh mais seguro. :)
    2) eu nao uso linux no meu cotidiano, então eu prefiro não falar sobre o que não conheço bem.

    :) Mas concordo com voce plenamente.

    Linux é uma excelente oportunidade para as pessoas que precisam estar incluidas digitalmente e não podem gastar muito dinheiro. Basta ter um PC baratinho e instalar alguma distribuição bacana do linux.

    Ter um mac novo hoje em dia é um investimento não muito barato. Mas as pessoas tem alternativas, como por exemplo, comprar um mac usado, como eu fiz. Tive uns 4 macs, apenas um deles eu comprei novinho. O preço fica mais em conta e voce consegue macs ainda na garantia. Ou pode pegar os mais antigos para ir se acostumando, e pode conseguir um preço excelente! Tem notebooks antigos da Apple por menos de 1000 reais, ou desktops por algo entre 400 e 900 reais. Eh so procurar. Parcele, faça trocas, sei la. Pra tudo dá-se um jeito pra fugir do Windows. Agora se o caso é trabalhar num Mac, então tente obter um mac mais atual, não precisa ser um zerinho, desses que custam 10.000 reais, tente um de 6mil, 5mil, tem até de 4mil novinho, e com ótima configuração.
    Os macs estão ficando mais baratos. Temos que aproveitar esta chance.
    Não só são computadores bonitos, são mesmo muito bons. Eu recomendo.

    Safari Safari 522.12.1 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  25. Esqueci de falar do Mac mini, que sai por 1.999 reais, algumas lojas dividem em 12x. É um mac novo por um preço que dá pra pagar.

    Safari Safari 522.12.1 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  26. Lá do BLOG:
    Ao contrário de outras empresas de TI, as quais acreditam que precisam ser carrancudas para serem levadas à sério, a Apple consegue sempre dar um toque bem-humorado até mesmo nas coisas mais simples. Não acredita? Faça então o seguinte:

    Abra a página da Apple (tanto faz a geral quanto a nacional);
    Na caixa de buscas, digite a palavra VIRUS.
    Gostou do resultado?

    Safari Safari 522.12.1 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  27. Vareja

    Uma perguntinha:

    e se um iMac custasse R$ 2.500,00 ?????

    Acho que com esse preço todo mundo iria achar o Mac lindo, ótimo, perfeito, etc.

    Internet Explorer Internet Explorer 6.0 on Windows Windows 2000
    Responder este comentário
  28. Vareja. Eu acho o Mac lindo e ótimo, mas NADA é perfeito. É hipocrisia falar isso.

    Como disse no artigo, eu só não compro um Mac, pois para ter um hardware similar ao meu, eu teria que desembolsar pelo menos 10 mil, e aí já é um pouco demais.

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows Vista
    Responder este comentário
  29. miguel

    …”Com 2 mil reais, eu monto uma máquina com monitor LCD de 19”, 1GB de RAM, HD de 120GB e processador Core 2 Duo. Pode conferir. Aproveita e me diz qual Mac você compra com esse dinheiro.”…

    kkkkkkkk

    “monto” o termo jás diz tudo… quero ver comprar com nota fiscal e garantia dentro da legalidade… um monitor de 20 com resolução semelhante a de um imac custa 25% do valor de um imac (ns 1000 reais), uma placa de vídeo (redon HD2400 128mb) com nota e garantia custa mais de 300 reias, um processador core 2 DUO de 2ghz (não vale 1,8) custa 800 reais (com nota fiscal), sem contar webcam (300 reais uma to porte da que vem POR PADRÃO no macs), bloetooth, wireless padrão N, OS original, e por aí vai…

    Realmente se o cara for criminoso (contrabando é crime) consegue um PC por quase nada, mas se for comprar um com configuração equivalente saí pela hora da morte… já um Imac dos novos custa 3999,00 em revendedor autorizado (preço atualizado na tabela da apple devio ao preço praticado pela greenmax, que não é eutorizada mas traz legalmente e vende com nota e pagando os impostos).

    Sistema caro? o novo Leopard custará perto de 350 reais… mais barato que um Vista Ultimate ou equivalente a um SuSe Linux com mídia, manual e suporte.

    Enfim, eu acho que vcs estão falando igual aos que dizemq ue Cuba é ruim ou que Cuba é uma maravilha sem nunca ter ido lá… pra conhecer tem que viver a experiência… já usei CP 350, MSX (adorava o msx), DOS, windows (3.0, 3.1, 3.11, 95, Millenium, 2000 e XP) Linux (kurimin, ubuntu, conectiva, red hat), Unix (poucas experiências com solaris) e OSX…. parei no OSX… porquê? simples: ele tem os softwares que preciso no meu trabalho (programação de sistemas web e webdesing), funciona, não trava (eu trabalho com prazos apertados e não posso me dar ao luxo de perder tempo com manutenção, e o meu mac nunca travou em 3 anos de uso), NÃO TEM VÍRUS e é intuitivo (eu tenho experiência pra falar isso)… os outros OS?? funcionam… muito bem por sinal… mas jogos ou programaçãoa vançada em C não são minhas prioridades… embora eu goste de ambos.

    Safari Safari 312.6 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário
  30. [...] que me deixam louco de vontade para voltar para o Windows XP. E não, ainda não cogito virar um Mac OS Xiita, é muito [...]

    WordPress WordPress 2.3
    Responder este comentário
  31. Se você acha o Windows melhor, usa ele e tá resolvido.

    E deixa os usuários de Mac usarem seus Macs (que são melhores que qualquer máquina “montada” por aí) e serem felizes :D

    []’s

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 on Windows Windows XP
    Responder este comentário
  32. [Xiita detected]

    Querido Inside. A discussão aqui nunca foi sobre qual sistema é melhor, mas sim sobre pessoas que (como você) defendem o sistema de forma cega, taxando-o de perfeito, e desmerecendo os outros sistemas, sem nem ter argumentos que provem isso =)

    E só para completar, eu também sou um Mac user ;)

    Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 on Mac OS Mac OS X
    Responder este comentário

Deixe um comentário