Tenho viajado bastante no último ano, seja por trabalho ou lazer. Por eu trabalhar com internet, há a necessidade de estar sempre conectado, justamente por isso comecei a pensar em comprar um smartphone e assinar um pacote de dados. E justo quando eu estava para fazer isso (dezembro/2007), o blog da Nokia pintou na parada.

Mais do que internet grátis e um celular bacanudo por um mês, ganhei uma oportunidade de experimentar aquilo que eu estava para adquirir.

Desde então, comecei a estudar um aparelho que se adequasse às minhas necessidades, mas nenhum era completo. No meio dessas frustrações a minha paciência se esgotou, e eu resolvi partir para “comprar um só para quebrar o galho”.

Contrariei tudo o que eu sempre costumo falar para os leitores que me enviam emails com dúvidas. Para piorar, cometi o erro de “pagar caro para pegar na hora”, e comprei o aparelho que ilustra o título deste post.

O que mata no HTC Touch, é o fato de ele ser extremamente LERDO. Praticidade é tudo… tudo o que você não tem em um aparelho que engasga para executar a maioria das operações. O Windows Mobile também me decepcionou um pouco no quesito usabilidade, mas aí não é culpa do pobre do HTC.

De agora em diante, sem teclado QWERTY físico não dá.

Você pode baixar quantos teclados virtuais quiser, mas o Touch é lindo por ser minúsculo. Se o teclado for grande, você digita quase bem, mas não vê mais nada além do teclado na tela.

Enviar emails, postar no twitter ou digitar endereços no Opera Mobile são atividades complicadas de se fazer em movimento. Você precisa parar no meio da rua, e acaba chamando a atenção de todo mundo para o seu aparelho.

Quanto ao iPhone, até que eu tenha a oportunidade de testá-lo no dia-a-dia, tomo a liberdade de não incluí-lo nesta regra. Se você já usa um, diz aí se o teclado é prático. 🙂

O HTC Touch tem Windows Mobile 6.0! Isso é bom, não?

Você já tentou instalar o Windows Vista em um Athlon 1.3ghz com 512MB de Ram? Uma dica: não tente.

Na melhor das hipóteses o sistema roda, mas é um programa de cada vez. No caso do Touch, certos programas eu sequer consegui rodar, nem com overclock. O belo travava, e só retirando a bateria para resolver.

Pelo menos o Windos Mobile sincroniza todos os dados do telefone com o PC.

Teoricamente sim, mas isto não é uma exclusividade do WM. Aliás, desconsidero completamente esta hipótese, após várias tentativas mal sucedidas de tentar sincronizar o Touch com o meu notebook com Windows Vista.

O Touch é um excelente player musical

O Jonny me falou isso no Twitter, logo após também reclamar da falta de um teclado QWERTY.

Eu sempre usei meu celular como player digital, e logo que comprei meu HTC, tratei de equipá-lo com um cartão de memória de 4GB. Depois de um tempo, comecei a notar que ouvir música nele por mais de uma hora me dava dor de cabeça. Já tinha ficado claro para mim que os fones originais eram meia-boca, mas só depois de outros testes fui constatar que era pior do que eu pensava.

O som é bem agudo, e escutar música com o volume um pouco mais alto (necessidade quando se está no metrô, ou locais movimentados), me dá a sensação de estar enfiando uma agulha no ouvido.

Até comprei um adaptador para usar outros fone nele, mas paguei caro e ainda por cima o adaptador estourou depois de uma semana de uso.

Os controladores físicos de volume, e de troca de faixas do Touch também não funcionam se o aparelho estiver em stand-by. E ouvir músicas sem colocar o aparelho em stand-by, é pedir para drenar a bateria em poucas horas.

Aí você que escolhe entre ficar tirando o aparelho do bolso e correr o risco de ser roubado, ou simplesmente não usá-lo porquê a bateria acabou durante a viagem.

Concluindo

O HTC Touch ainda é um pouco caro para a falta de potência do aparelho. Sei de gente que vive muito bem com o ele, e o indica. Eu diria que ele é um aparelho de entrada para o mundo dos SmartPhones, mas é um pouco caro demais por ser de entrada.

Não aconselho a compra se você é (assim como eu) um pouco mais exigente.

Se fosse hoje, eu provavelmente teria optado pelo E71 da Nokia, por conta da boa experiência que tive com o seu irmão mais novo, o E61i. Tarde demais.

Dizem que não é uma boa idéia fazer compras quando se está com fome. Pura verdade.

Não sabe qual aparelho comprar? Clique aqui e envie a sua pergunta!

Receba mais sobre HTC Touch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados