netgear_hdx101.jpg

Imagina-se hoje que, uma casa do futuro teria uma versatilidade imensa, onde todos os seus aparelhos eletrônicos se interligariam em rede.
Pense só, o seu DVD se comunicando diretamente com o seu computador. Ah, e isso sem contar a geladeira, trocando informações com o computador, e depois enviando um email encomendando o leite que está para acabar.
Isso parece distante para você? Não se depender da tecnologia atual. Já temos sistemas capazes de implementar essa função.
Na verdade, o que dificulta muito essa realidade, principalmente em países de 3º mundo, é o dinheiro. Afinal, financeiramente, seria inviável um vendedor de leite digitalizado, e convenhamos, uma pessoa pobre não é excluída digitalmente por falta de interesse.

Agora tente imaginar quanto você gastaria entre técnicos de rede e materiais, para fazer o projeto de fiação e configuração da rede pela casa inteira, passando novos conduítes especiais para os mesmos.
Talvez seja por isso que a Netgear tenha tido a idéia de criar um dispositivo capaz de converter o sinal de um adaptador ethernet para uma rede elétrica, e depois decodificar tudo no aparelho receptor.

Este dispositivo é capaz de formar uma rede doméstica interligando todos os aparelhos da casa instantâneamente. Aparentemente, tudo o que você precisa é de um adaptador para cada terminal, e os cabos. Pelo que entendi, você pluga uma ponta em sua placa ethernet e o outro lado na tomada. Pronto, sua rede circula pela rede eletrica!

A velocidade de transferência de 200mbps também não deixa a desejar, pelo menos se baseando nos padrões atuais de redes do Brasil. Além de tudo ele é VQoS (Video Quality of Service), um recurso que prioriza transferência de dados como VoIP, vídeo e similares pela rede.

O Powerline HD Ethernet Adapter pode ser adquirido em um pacote que inclui dois adaptadores, os cabos e “tudo o que você precisa para começar” por U$249,00. Ou se preferir, você pode adquiri-lo individualmente por U$129,00.

E mais uma vez, o dinheiro afasta a tecnologia, afinal, já pensou gastar 129 dólares a mais por cada aparelho ligado em rede!! 😕

[ Digital World ]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados