Sony Ericsson Xperia X1 com Windows Mobile 6.1 é sensacional, mas custa muito caro

Thiago Mobilon
Por
• Atualizado há 10 meses

A Sony Ericsson entrou para valer na divisão de PDA Phones, com o lançamento do Xperia X1. Além de ser o primeiro aparelho da linha “Xperia”, é também o primeiro smartphone da empresa a vir equipado com o sistema operacional Windows Mobile.

Há um mês o Xperia X1 tem sido o meu aparelho titular no lugar do HTC Touch. O lançamento oficial do para blogueiros, aconteceu na sede da Microsoft em São Paulo, onde os responsáveis das duas empresas apresentaram algumas das principais funcionalidades do mesmo.

Na divisão de celulares musicais, a SE sempre fez um excelente trabalho, mesmo utilizando um sistema completamente proprietário – que funciona muito bem, by the way. E ela não fez diferente no seu primeiro aparelho com WinMo.

O Xperia X1 é um aparelho com um hardware potente, que peca apenas em alguns quesitos de usabilidade. Ele possui um processador Qualcomm MSM 7200, com clock de 528Mhz, e 256MB de memória RAM. Também conta com 512MB de armazenamento interno, e já vem com um cartão microSD de 8GB.

Video review

Pontos positivos

  • Hardware super potente. Excelente para quem gosta de instalar várias aplicações, e rodar todas ao mesmo tempo;
  • Bateria possui uma duração incrível para este hardware. Chega a tem um rendimento melhor do que a do HTC Touch;
  • Teclado QWERTY físico deslizante;
  • Compatível com tecnologia de conexão 3G HSDPA (a mais rápida – 7,2Mbps);
  • Câmera frontal para vídeo-chamadas;
  • Câmera de 3.2Mp com auto-foco. Para um smartphone, isso é alto padrão;
  • Tela de 3”, de alta resolução: 800x480px;
  • Conexões seguem formatos padrões: Mini-USB para dados e energia, e jack 3,5mm para fone de ouvido;
  • Já vem com o Opera Mobile (que é pago) instalado;
  • Outros: GPS, Wi-Fi e Rádio FM.

Pontos negativos

  • CARO. O preço de lançamento será R$2999,00 pela operadora Claro;
  • A resolução da tela é ótima para quem gosta de assistir vídeos, e ver fotos, mas isso deixa os ícones e botões ainda menores;
  • O teclado é inglês, mas o mapeamento está em Portugês. Isso significa que quando você digita ‘:‘, uma ‘ç‘ é mostrada na tela;
  • O flash da câmera é de led, e não xenon. Fotos em ambientes mais escuros não ficarão das melhores;
  • Um pouco grande, pesado e desajeitado.
  • Já falei que é caro?

Fotografias

Interface

Como citado na lista de contras, a resolução alta prejudica a experiência de uso sem a canetinha stylus. O que significa (em termos “técnicos”) que o aparelho é menos finger-friendly.

Enquanto a HTC desenvolveu toda uma interface (vulgo, TouchFLO) que facilita -demais- o uso do Windows Mobile, a Sony Ericsson optou por desenvolver uma solução diferente, chamada Panels.

Através de um botão físico localizado abaixo da tela do X1, você tem acesso a uma lista de painéis, que basicamente transformam sua tela inicial em diversas temas diferentes (web, negócios, viagem, etc).

Quando me introduziram o conceito dos Panels, achei que seria interessante, mas na prática, prefiro o sistema da HTC.

Com o sistema TouchFLO da HTC, você tem um widget na tela inicial do WinMo, com tudo o que você precisa no dia-a-dia, além de vários recursos ativados através de movimentos gestuais. A vantagem neste caso, é que a tela inicial padrão do sistema é personalizável, e você pode configurá-la como bem quiser, incluindo widgets de outros aplicativos.

Com os Panels é diferente. Você fica dependendo de um desenvolvedor para criar um Panel com todos os recursos que você precisa.

Audio

Qualquer aparelho que venha equipado com sistemas operacionais parrudos, dispensam metade da análise sobre recursos de player digital. Com isso, a batata fica por conta do fone de ouvido, e se tratando de Sony Ericsson, era óbvio que a qualidade do fone não iria decepcionar, certo?

Errado.

O Xperia X1 vem equipado com um fone de ouvido in-ear, muito parecido com os modelos vistos em alguns aparelhos da série Walkman (se não o próprio). Junto com o fone, acompanham três borrachinhas de tamanhos diferentes, que fazem toda a diferença no som.

Testei minuciosamente o desempenho do fone com cada borrachinha, e a que se saiu melhor foi justamente a maior de todas. Em resumo, maior fidelidade, agudos menos doídos, e graves mais potentes.

O grande problema é que a qualidade do som varia bastante, de acordo com a forma que o fone está encaixado nos ouvidos. Por causa disso, é possível notar diferenças até de um ouvido para o outro.

Nenhum fone fica imóvel na orelha o tempo todo, justamente o motivo pelo qual a qualidade do áudio não pode ser dependente disso. A boa notícia, porém, é que você pode plugar o seu fone predileto no lugar, e deixar o fone do X1 de lado. Afinal, o conector dele é o padrão de 3,5mm.

Conclusões finais

É sempre bom lembrar que avaliações como essa, são apenas impressões pessoais. Você pode não considerar interface, usabilidade e qualidade sonora coisas essenciais em um aparelho, mas eu considero.

No final das contas, não tenho dúvidas que o Xperia X1 é um aparelho sensacional, com recursos que ainda serão de alto padrão por algum tempo. Mas pessoalmente, se tivesse cacife para torrar 3 pilão em um celular, não seria no Xperia X1.

Mais sobre o Xperia X1:

  • Sony Ericsson Xperia X1 – Guia de eletrônicos
  • GSM Arena
  • Página oficial da Sony Ericsson

Não sabe qual aparelho comprar? Clique aqui e envie a sua pergunta!

Receba mais sobre Sony Ericsson Xperia X1 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados