Matérias arquivadas em 'Blogs e Internet'

Uma coisa que sempre achei desvantajosa nos blogs em relação a forums, é que o usuário não se sente tão estimulado a dar seus pitacos em cada artigo. Falta colaboração.

Isto é uma coisa que venho pensando há um certo tempo. Talvez seja alguma carência da ferramenta em si, ou quem sabe do layout que insiste em destacar pouco ou quase nada o comentário, em relação ao texto do blogueiro.

Tá certo que cada blogueiro tem suas expectativas com o blog, e alguns realmente não acham que isto seja tão interessante, assim como eu. De fato um blog não é um forum, mas o espaço que ele propicia para discussão, poderia sem bem melhor aproveitado com alguns ajustes técnicos.

É claro que o tema do artigo também faz toda diferença, mas não é isto que estou pesando aqui. Por exemplo, sei que é só falar mal de Mac, para que uma massa desses 1800 leitores de feed venham aqui me crucificar. É que nem TV - coloca sexo na novela das 20hrs, por que dá audiência, e passa programas educativos de domingo de manhã.

Voltando ao contexto inicial, resolvi buscar algum plugin que proporcionasse ao comentaristas, uma experiência mais agradável para interagir com os comentários, ao invés de somente com o artigo. Soluções não faltaram.

O plugin que mais me agradou foi o que citei no título: @Reply-to.

Com este plugin, o usuário pode responder os comentários uns dos outros, bem como o blogueiro. Ao clicar na setinha, o plugin cria um link para aquele comentário, acompanhado de um “@nick”, ao melhor estilo Twitter-like.

A grande vantagem é poder transformar o campo de comentários em uma área de discussão. Os usuários conseguem ter uma experiência melhor, a comunicação é mais precisa, e mais conteúdo de qualidade acaba sendo gerado.

Outra grande vantagem que este plugin traz sobre outros que se propõem a preencher esta lacuna, é que ele não duplica conteúdo na página. Enquanto os outros utilizam a tag <blockquote>, este cria um link direto para o comentário em questão, bastando que o leitor clique neste link para saber sobre o que o comentarista estava falando.

Plugin instalado, só falta falar uma coisa: <telemarketing mode=”on”>O seu comentário é muito importante para nós!</telemarketing> (traduzindo porcamente - comenta, desgrama!)

O gráfico acima demonstra claramente os efeitos que a oferta da Microsoft, exerceram sobre as ações do Yahoo nos últimos meses. E agora que a gigante de Redmond resolveu retirar a oferta, a empresa deverá enfrentar uma segunda-feira negra. Muito negra.

Analistas esperam que as ações do Yahoo despenquem cerca de 30 por cento, para o patamar de 20 dólares, assim que o pregão do Nasdaq iniciar nesta segunda-feira.

Há quem acredite que tudo não passou de uma tática para valorizar as ações da empresa, que estavam em queda desde maio de 2007. Eu já acho que isto não faz o menor sentido, afinal, de que adiantou esta valorização temporária, para voltar ao início depois?

Segundo Steve Ballmer, a oferta da Microsoft era de $33 dólares por ação do Yahoo, mas eles disseram que não aceitariam nada abaixo dos $37 dólares.

O presidente do conselho do Yahoo, Roy Bostock, afirmou em comunicado que a empresa acreditou desde o início que a oferta da Microsoft subvalorizava a empresa, e que o conselho está “feliz que muitos de nossos acionistas tenham essa mesma visão”.

O que será que ele vai dizer agora, se as ações da empresa se desvalorizarem tanto quanto é esperado? Particularmente, espero uma desvalorização ainda maior, se o Yahoo não tomar alguma atitude. E ao que parece, eles já estão em busca de soluções desesperadas, afim de minimizar os impactos da recusa da Microsoft.

Quanto tempo até que o Yahoo vá atrás de um acordo com a Microsoft?

Minha esperança é que Jerry Yang tenha realmente alguma carta na manga, e que mostre para todos que fez um ótimo negócio ao não aceitar a oferta.

Tenho arrepios só de imaginar a quantidade de informação que o Google tem sobre a minha vida. E um cenário onde o mercado mundial de internet é dominado por apenas dois gigantes, me parece ainda mais assustador.

Citações: Terra - Analistas comentam decisão da Microsoft.

Depois de vários ajustes, terminei a nova versão do plugin de vitrine contextual do Mercado Livre para WordPress. Entre as novidades, estão não só correções de alguns bugs, mas novidades que aumentaram as minhas conversões significativamente. Veja a lista completa abaixo:

  • Novo nome. Agora ao invés de ML Vitrine Contextual, o plugin se chama MLV Contextual.
  • O link das imagens agora aponta para uma lista de ofertas. Isto aumentou as minhas conversões com o plugin, em pelo menos 100%.
  • Adicionado a função Fopen. Agora o usuário pode escolher se quer usar Curl ou Fopen.
  • Adicionado a opção “Random” para o Filtro1 e Ordenação de ofertas.
  • Adicionado um hack, que corrige os bugs com o Parser no Bluehost.
  • Adicionado filtro que remove caracteres inúteis do título das ofertas. Desta forma a vitrine polúi menos o blog.
  • Adicionada mensagem de Copyright.

É altamente recomendável que você faça a atualização. Depois de baixar e enviar o novo arquivo para seu servidor, será necessário entrar na área de administração do plugin, e clicar no botão “Atualizar” para que ele funcione corretamente.

Já estou planejando a versão 2.0, e deverá vir com uma interface para a inserção de palavras, na tela de postagem. Enquanto isso, estou aberto a sugestões.

Para baixar a nova versão, acesse a página oficial do plugin.

Apesar de ter um blog, eu nunca fui um bom contador de histórias. Falar sobre águas passadas é bem difícil. Eu sempre acabo esquecendo algum detalhe deveras interessante. Mas não se preocupem, logo a Mirian solta um relato -mais do que- completo sobre o que rolou, e sobre como um amigo muito próximo dela (um tal de Murphy) deu as caras novamente.

O causo é que neste fim de semana, participei de outro BlogCamp, o de Belo Horizonte. Diga-se de passagem, que BH é uma cidade muito bonita! Fiquei realmente surpreso com a simpatia do povo de lá, o cobrador fala até bom dia e obrigado. Que chique!

Quanto ao BlogCamp, foi a desconferência mais desconferenciada que já participei. Sério! O povo todo sentado no chão do auditório em cima de almofadas, todos bem à vontade (tinha gente de bermuda e chinelão!) pra quebrar o clima formal.

A tecnologia aproximando as pessoas

Uma das idéias que tive antes de ir, era a de levar uma WebCam, e fazer um live-streaming do evento. Na correria, acabei deixando a câmera para trás, mas chegando lá, vi que eu não fui o único com esta idéia. O Rodrigo Bressane transmitiu tudo o que estava rolando, através do Ustream.tv, que apesar de ser um serviço bem legal, não possui uma qualidade de áudio boa. Só me restava fazer uma coisa então: transmitir o áudio via Skype.


Manoel Netto participando da discussão através do Skype

Ao anunciar no meu Twitter que a (des)conferência rolava solta no Skype, uma enxurrada de gente começou a me adicionar pedindo pra sair entrar. Logo, Manoel Lemos, Marco Gomes, Lúcia Freitas, Thiane Loureiro, Rafael Ziggy, Nando Kanarski, Diego Xavier e Julix começaram a receber a transmissão, que antes era exclusiva para o Netto.

Nem foi preciso muita coisa para fazer isso acontecer, apenas uma conexão com a internet, o microfone embutido do meu notebook e o Skype instalado. Enquanto acompanhavam o audio, uma sala de discussão paralela acabou surgindo naturalmente pelo próprio Skype. Eu mesmo fui me encarregando de fazer os comentários deles para o pessoal no auditório, além é claro de manter a conexão de todo mundo do chat em pé.

Megabytes de fotos foram enviadas simultaneamente para o Flickr, provocando instabilidade na conexão. Os Twitteiros presentes não deixaram passar um detalhe sequer, e os que estavam acompanhando, lançavam (via Twitter mesmo) perguntas e temas novos para serem discutidos.

Quem esteve lá

Conseguimos fazer uma coisa inédita em BlogCamps, tirar uma foto da macacada toda reunida.


Clique na foto para saber quem é quem

Declaro que há uma imagem fake sendo divulgada na web, onde eu apareço em uma pose comprometedora. Evidentemente, aquilo é Photoshop puro, meus caros!

Mais textos sobre o assunto

Nem todo mundo escreveu sobre o evento ainda, por isso gostaria de pedir que se possível me avise pelos comentários para que eu possa incluir o link para seu texto nessa listinha. Combinado?

Para finalizar, fica aqui meus mais sinceros links para o Arcanjo pela organização, e constante preocupação com o bem estar dos presentes. Também ao patrocínio do BlogBlogs (que está em todas) e do Navarro (que acabou tendo que provar na marra que entendia mesmo de finanças).

Pessoal, foi um grande prazer conhecê-los e revê-los! Nos vemos em Curitiba! ;)

Sim, chegou a segunda edição dos Coolnex Cards! Especialmente para o BlogCamp de Belo Horizonte-MG. O evento que está sendo organizado com toda a atenção do mundo pelo Rafael Arcanjo (parceiro de longa data aqui do TecnoBlog!), acontecerá no dia 17 deste mês.

Ver a cara do pessoal que está por trás desse monte de texto, e participar de discussões sem precisar fazer trackbacks é sempre muito bom. Palavra de geek!

Já é o 2º BlogCamp que vou participar esse ano, sem contar o BarCamp do Rio, que com a mãozinha do Nick ficou impecável.

E tem mais! Não sei se eu poderia estar falando isso agora, mas vem aí a promoção de 2 anos de TecnoBlog. O que você ganha com isso? Dois gadgets em cada um dos sorteios que serão realizados.

Parei por aqui! Quem quiser saber mais, que dê um bico na preguiça, e vá participar do BlogCamp. :)

 1 2 3 4 5 6 ...18 19 Avançar