Como funciona um carro elétrico?

Veja como funciona um carro elétrico e saiba que vantagens esse tipo de veículo oferece para os usuários e para o meio ambiente

Victor Hugo Felix
Por
• Atualizado há 1 ano
Carro Elétrico (Foto: Washington State Dept of Transportation/Flickr)
Carro Elétrico (Foto: Washington State Dept of Transportation/Flickr)

Os carros elétricos surgiram como uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis — recursos naturais não renováveis (petróleo, gás e carvão). O maior ganho é que eles não emitem gases poluentes e assim são menos danosos ao ambiente. No Brasil, ônibus movidos a eletricidade (trólebus) são usados no transporte público. Saiba, agora, quais são as vantagens dos carros elétricos de uso doméstico.

Como funcionam carros elétricos?

Carros elétricos funcionam por meio de uma corrente elétrica, e não pela queima de combustível fóssil. Esse mecanismo depende de quatro componentes básicos.

  • bateria;
  • inversor;
  • motor de indução;
  • sistema de recuperação de energia.

A bateria, recarregável, armazena a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro funcionar. O inversor, por sua vez, converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor de indução. A eletricidade, assim, aciona os mecanismos do motor que faz as rodas girarem e o carro se mover.

Sem a queima de combustíveis, o carro não emite ruídos incômodos nem gera poluentes. Além disso, o uso da eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada, uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível. Assim, a aceleração do carro se torna mais leve e isso facilita a condução.

Nesse sentido, o sistema de recuperação de energia surge como uma vantagem adicional e econômica. Em um carro comum, a energia do carro ao ser freado é desperdiçada em forma de calor. Mas nos veículos elétricos essa energia retorna para a bateria como eletricidade.

Quais os tipos de carro elétrico?

Todo carro elétrico funciona por meio de eletricidade, mas alguns tipos podem incluir também o uso de combustíveis em algumas ações específicas do veículo.

Saiba quais são:

  • plug-in electric: carros 100% elétricos, que adquirem sua energia quando são carregados;
  • plug-in hybrid: carros híbridos, que funcionam tanto com eletricidade quanto com combustível — se a energia elétrica acabar, você pode trocar pela gasolina, por exemplo;
  • hybrid electric: carros predominantemente a combustível, mas que também funcionam com energia elétrica — contudo, ao contrário dos plug-in hybrid, não é possível carregá-los em uma fonte, a bateria é recarregada pelo sistema de recuperação de energia.
Carro Elétrico Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)
Carro Elétrico Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Como carregar a bateria de um carro elétrico?

É possível carregar a bateria por meio de uma tomada residencial de 120V a 220V, que demora até 20h para ser completa. Há também disponíveis no mercado aparelhos Wallbox, carregador de parede que completam o carregamento em até 4h. Há ainda eletropostos especializados em carregamentos rápidos, que fazem a recarga em cerca 40 minutos.

A quilometragem que o veículo pode fazer a cada recarga varia de carro para carro, dependendo da capacidade da bateria (kWh). Em geral, uma recarga dura de 200 km a 350 km.

Com informações: EDF Energy, AFDC Energy, How Stuff Works.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Carro elétrico na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Felix

Victor Hugo Felix

Ex-redator

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escritor com três obras publicadas, pós-graduado em gestão cultural e técnico em produção de áudio e vídeo, Victor Hugo Felix foi redator freelancer no Tecnoblog em 2020. Também atuou como produtor na Record News e, atualmente, trabalha como assistente de comunicação.

Relacionados