Em um evento realizado hoje no Googleplex em São Paulo, foi anunciada a nova versão do Orkut. O novo Orkut foi desenvolvido no Brasil e na Índia (os dois países onde a rede social é mais popular em todo o mundo).  Ele foi totalmente redesenhado, tanto em interface quanto em funcionalidade, e, através do uso do Web Toolkit do Google, re-escrito ao longo dos últimos nove meses.

O que o Google promete para o novo Orkut é:

  • Navegação mais rápida: Isso se deve a uma nova organização do conteúdo da rede social e a uma nova abordagem técnica. Agora as principais pontos de interesse do Orkut podem ser acessados diretamente de sua página inicial. Como a nova versão usa e abusa de JavaScript, mais conteúdo é executado no navegador e menos no servidor, tornando as ações mais rápidas e seguras, de acordo com o Google.
  • Nova interface, mais limpa e personalizável: Os elementos da rede social se organizam de uma forma nova, que o Google afirma que tornará a navegação mais fácil. Além disso, será possível deixar sua página no Orkut mais “com a sua cara”, escolhendo a cor dela e colocando um vídeo na seção “sobre mim”, por exemplo.

Fora isso, há algumas novas funcionalidades que deixam o serviço mais parecido com o líder mundial Facebook. No novo Orkut será possível “contar algo para seus amigos” em um campo parecido com o update de status do Facebook. Também haverá uma nova função de sugestão de amigos, para te ajudar a descobrir no Orkut as pessoas que você já conhece no mundo real. Além disso, será possível comentar nas atualizações de seus amigos também, igual no (adivinhou!) Facebook.

Uma curiosidade é que, pelas tecnologias utilizadas, a nova versão não rodará no Internet Explorer 6 (a não ser que se use o Google Chrome Frame). Logicamente, o navegador recomendado pelo Google é o Chrome, mas isso, mais do que nepotismo, é uma recomendação sensata. O Chrome, juntamente com seu irmão Safari (ambos construídos com base no Webkit), são os navegadores mais rápidos atualmente para executar JavaScript, que será a tecnologia mais largamente utilizada no novo Orkut. Usuários do Firefox e Internet Explorer 8 também são muito bem vindos (mas vai rodar no IE 7 também).

Gostou e quer usar? Calma, prezado leitor, não tão rápido. As contas serão migradas para nova versão lentamente, inicialmente através de um sistema de convites similar àquele que existiu nos primórdios do Orkut. A previsão é que todos os 80 milhões de usuários tenham migrado para a nova plataforma até o fim do primeiro semestre de 2010.

Para maiores detalhes recomendo que visitem o blog oficial do Orkut e a #gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 25%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

[Atualização em 29/10 às 20h25] Ok, sabemos que todos querem convites do orkut (2004 feelings), então vamos detalhar aqui como os convites estão sendo distribuídos.

O Google criou um personagem para ser o “porta-voz” do novo Orkut, chamado Danilo Miedi (Danilo “me add”, sacaram?). Convites serão sorteados entre os amigos do Danilo no Orkut, entre os participantes da comunidade “Quero convite pro novo orkut”, no twitter do Danilo e em seu blog.

Ou então fique de olho nos seus amigos. Se um deles tiver o ícone do orkut ao lado de seu nome (no perfil da pessoa), isso significa que ele já está usando a nova versão. Trate-o com simpatia porque ele provavelmente tem convites disponíveis. 😀

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados