Outro dia escrevi aqui que estimativas indicavam que a plataforma Android tinha passado dos 20 mil aplicativos. Tratava-se de um estimativa não oficial fornecida pelo site AndroLib que conta o número de aplicativos e fornece uma forma de navegar por eles. Mas o Google resolveu se pronunciar para dar o número correto: 16 mil e contando.

Essa informação que passei no parágrafo anterior veio do Techcrunch, em texto do mesmo autor que falava da estimativa de 20 mil. Segundo ele o Google entrou em contato com o blog e forneceu essa informação “mais oficial”. Mas negou-se a passar outros tipos de informação como a proporção de aplicativos pagos versus gratuitos.

O mesmo Techcruch entrou também em contato com o AndroLib para que eles dessem seu parecer sobre essa diferença na quantidade de aplicativos contatos. Segundo o serviço, o Google pode ter contado apenas aplicativos para os EUA, ou está com números defasados e não os de hoje, ou não contam aplicativos que já figuraram no Android Market mas que foram retirados por algum motivo.

Vale lembrar que os aplicativos pagos da App Store surgiram junto com a loja em julho de 2008. O Android Market, quando foi ao ar em outubro de 2008, não tinha aplicativos pagos, que só forma introduzidos em fevereiro de 2009.

Os aplicativos pagos são o motor que alimenta a vontade dos desenvolvedores de criarem softwares para uma plataforma. O Android largou depois, está crescendo, mas não no mesmo ritmo do iPhone. Mas é uma plataforma que tem futuro. [Techcrunch]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados