OLPC: novas versões vêm aí

OLPC: novas versões vêm aí

Num anúncio que provavelmente surpreendeu dezenas de pessoas em todo o mundo, o pesquisador Nicholas Negroponte afirmou numa entrevista ao site Xconomy que o projeto do OLPC-2 – segunda geração do computador educacional que deveria chegar ao mercado em 2011 equipado com duas telas (uma normal e outra sensível ao toque, que também faria vezes de teclado) – foi engavetado.

Segundo o Negroponte, o cancelamento do projeto não representa o fim do OLPC, que deverá ganhar futuras atualizações e versões. O próximo modelo da linha deverá ser a versão 1.75, com o mesmo design externo verdinho do modelo atual e equipado com processador ARM, ainda sem data para chegar ao mercado. Já a cereja do bolo é a futura versão 3.0, com previsão de lançamento para 2012, com “desenho semelhante ao de uma folha de papel, todo de plástico, inquebrável, à prova d´água, mais fino, sem conectores, tela colorida e 1 w de consumo, por apenas US$ 75”, especificações interessantes para qualquer criança carente e geeks que existem por aí.

Quanto ao mercado, Negroponte afirma que já foram produzidos mais de 1,1 milhão de OLPC desde o começo do projeto, mas comenta: “os números absolutos nem são tão importantes assim quando se lembra que atualmente um terço dos computadores produzidos em todo mundo são netbooks”, tomando para si a paternidade do segmento das máquinas de baixo custo, que viraram febre nos últimos anos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados