O que é streaming?

Streaming é a tecnologia de transmissão de conteúdo online que nos permite consumir filmes, séries e músicas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é streaming? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Streaming é a tecnologia que permite consumirmos filmes, séries e músicas em qualquer lugar é bastante popular e acessível e vem ajudando a combater a pirataria. Descubra o que é streaming, alguns dos serviços mais populares e as suas vantagens.

Streaming é a tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo.

O arquivo, que pode ser um vídeo ou uma música, é acessado pelo usuário de forma online. O detentor do conteúdo transmite a música ou filme pela internet e esse material não ocupa espaço no computador ou no celular. No entanto, algumas plataformas oferecem o download de faixas, apenas para assinantes.

Quais são os benefícios do streaming?

Um dos principais benefícios do streaming é a comodidade: através de uma conta (que pode ser gratuita ou paga, dependendo da plataforma), você tem acesso a um acervo de filmes, séries, músicas e outros conteúdos, que seriam mais difíceis de acessar legalmente de forma individual, dados os custos de cada mídia física separadamente como CDs e DVDs.

Pelo mesmo motivo, é uma ferramenta antipirataria, que joga com a carta da facilidade de uso e preços acessíveis, contra a distribuição ilegal online.

Por outro lado, a “balcanização” do streaming, com cada estúdio e empresa lançando seu serviço próprio, contribuiu para o aumento recente da pirataria, já que assinar muitas plataformas diferentes pode sair tão caro quanto uma TV por assinatura.

Quais cuidados devem ser tomados com o streaming?

Basicamente, o usuário deve tomar cuidado com o consumo de dados em smartphones e tablets ao assistir conteúdos em streaming, principalmente quando usar as redes móveis.

Dependendo de cada situação, transmissões de vídeos e músicas costumam consumir muitos GBs. E, se o usuário não tomar cuidado, pode estourar o limite da operadora. Alguns serviços, como Netflix, Amazon Prime VideoGloboplay e Spotify, permitem baixar alguns conteúdos para assistir/ouvir offline, o que protege a franquia de dados.

Quais plataformas de streaming existem?

Hoje, já podemos nos deparar com inúmeras plataformas de streaming, para diversos perfis de usuários e com conteúdos diversificados. Olha só alguns exemplos com versão gratuita ou paga.

Netflix

site netflix
O catálogo da Netflix conta com filmes, séries, animações, documentários e produções próprias. (Imagem: Reprodução / Netflix)

Um dos serviços pioneiros, a Netflix é um streaming pago e possui um amplo catálogo de filmes, séries, animações e documentários de diversos estúdios. Além disso, foi um dos primeiros a produzir atrações próprias e exclusivas.

Está disponível em praticamente todo o mundo (190 países), roda em computadores, smartphones, tablets, TVs, dongles, set-top boxes e consoles de videogame, e transmite vídeos em até 4K, HDR10 e som Dolby Atmos, dependendo do pacote de assinatura.

Amazon Prime Video

site amazon prime video
A plataforma possui preço único de assinatura. (Imagem: Reprodução / Prime Video)

O Prime Video é um serviço da Amazon também disponível para uma grande lista de dispositivos. Conta com uma lista de produções próprias de grande sucesso e parcerias com estúdios que não distribuem para a Netflix. Além disso, a plataforma possui um preço único de assinatura, sem abordar qualidade de transmissão ou quantidade de telas.

Spotify

site spotify
A versão gratuita do Spotify é recheada de anúncios. (Imagem: Reprodução / Spotify)

Spotify é um serviço de música com versão gratuita e recheada de anúncios e uma versão paga, sem publicidade que ainda te permite ouvir offline.

Possibilita a criação de listas de reprodução, com as suas músicas favoritas, e conta com um catálogo enorme de álbuns e músicas de diversos artistas, além de playlists criadas por personalidades ou algoritmos.

Também tem um grande acervo de podcasts, incluindo o Tecnocast, e está disponível em computadores, online, smartphones, tablets, set-top boxes e videogame.

Apple Music

site apple music
A Apple Music conta com estações e listas curadas por músicos e DJs. (Imagem: Reprodução / Apple Music)

Apple Music é o serviço de música da Apple, que concorre diretamente com o Spotify. Diferente deste, o app conta com estações e listas de reprodução curadas por DJs e músicos, além de um catálogo mais exclusivo, graças a contratos firmados com grandes gravadoras e músicos. A Apple Music está disponível para iPhone, macOS e Android.

Twitch

site twitch
Twitch é um streaming de games onde jogadores transmitem vídeos de suas partidas. (Imagem: Reprodução / Twitch)

Quando o assunto é streaming de games, a Twitch é mais popular. Ela permite que os jogadores transmitam vídeos de suas partidas para que os usuários possam assistir gratuitamente. No entanto, o plano de assinatura Twitch Prime, atrelado ao da Amazon Prime Video, oferece algumas vantagens como jogos e DLCs, alguns exclusivos. Está disponível em computadores, smartphones, tablets e consoles.

Crunchyroll

site crunchyroll
Focado em animes, o Crunchyroll possui versão gratuita e atrações exclusivas na versão paga. (Imagem: Reprodução / Crunchyroll)

Crunchyroll é um serviço de nicho, pois é focado em animes, as animações japonesas. Possui uma modalidade gratuita com exibição de anúncios, mas algumas de suas atrações só estão disponíveis no plano de assinatura.

O pacote também oferece acesso a diversos mangás, os quadrinhos japoneses, por um app acessório. Está disponível online, para computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos.

É claro que ainda existem muitas outras plataformas como: Globoplay, Discovery+, Star+, Disney+, Deezer, HBO Max, etc. Aqui eu citei apenas algumas, mas me conta aí, qual é o streaming que você mais gosta e usa?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Streaming na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados