Como baixar aplicativos em smart TVs Samsung, LG, Google TV ou Roku TV

Lojas de aplicativos variam de acordo com o sistema operacional da sua smart TV; Play Store só está disponível em modelos com Google TV

Lucas Braga Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Smart TVs com Tizen, webOS, Google TV e Roku permitem baixar apps (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Baixar apps em smart TVs é o processo de instalar aplicativos em uma televisão inteligente. As smart TVs são equipadas com sistemas operacionais que permitem aos usuários acessar uma variedade de apps, como serviços de streaming de vídeo, redes sociais, jogos, entre outros.

Aparelhos como Samsung e LG têm sistemas operacionais personalizados, como o Tizen e o webOS, disponibilizando, assim, aplicativos em sua própria loja nativa.

Já marcas como TCL, Philco, AOC e Philips oferecem sistemas como Roku TV e Google TV aos usuários, sendo que somente o último traz o catálogo de opções da Play Store.

O procedimento para baixar aplicativos é semelhante ao que é feito em smartphones e tablets. Basta acessar a loja de apps na página inicial da sua smart TV e escolher o que deseja instalar. Veja mais detalhes a seguir.

Como baixar e instalar apps na smart TV da Samsung

Confira abaixo o passo a passo para instalar aplicativos em smart TVs da Samsung com sistema operacional Tizen. O procedimento pode ser diferente em TVs mais antigas com sistema operacional Samsung Smart Hub.

1. Localize a loja de aplicativos da TV da Samsung

No controle remoto, aperte o botão casa (Home) até aparecer uma barra inferior com alguns aplicativos. Navegue para o lado esquerdo até encontrar a opção Apps e pressione o botão central.

Como baixar apps em TVs da Samsung

2. Utilize a busca

O menu Apps representa a loja de aplicativos do sistema operacional Tizen. É possível navegar entre os aplicativos em destaque, ou utilizar a busca para procurar por algum serviço específico.

Para utilizar a busca, utilize o controle remoto e navegue para cima e para a direita, até chegar na Pesquisa de Aplicativos (símbolo de lupa) localizada no canto superior direito e pressione o botão central.

Como baixar apps em TVs da Samsung

3. Encontre o app que deseja baixar na TV Samsung

Utilize o teclado para digitar o nome do aplicativo desejado. Quando o resultado aparecer na parte superior, acione o botão direcional para cima do controle remoto até se posicionar no app em questão. Em seguida, pressione o botão central para entrar.

Como baixar apps em TVs da Samsung

4. Instale o aplicativo na smart TV da Samsung

Com as informações do aplicativo exibidas, localize e pressione o botão Instalar. O download pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do aplicativo e da sua conexão à internet.

Como baixar apps em TVs da Samsung

5. Abra o aplicativo

Com o aplicativo baixado, basta abri-lo e aproveitar o conteúdo. Você também pode adicionar um atalho na tela inicial para que o ícone do novo app apareça na barra inferior de acesso rápido ao apertar o botão Home (casa).

Como baixar apps em TVs da Samsung

Como baixar e instalar apps na smart TV da LG

Entenda como baixar aplicativos em TVs da LG com sistema operacional webOS. O passo a passo pode variar dependendo do modelo da sua televisão e a versão do sistema operacional.

1. Encontre a LG Content Store do webOS

Com a TV ligada, pressione o botão Home (casa) do controle remoto. Em seguida, navegue até a opção Apps, localizada à esquerda na barra inferior, e pressione o botão central (localizado entre os menus indicadores).

Como baixar apps em TVs da LG

2. Encontre o aplicativo que deseja baixar na TV da LG

Com a LG Content Store aberta, localize o aplicativo desejado. Você pode utilizar a busca, navegando até o símbolo de lupa localizado no canto superior direito.

Como baixar apps em TVs da LG

Utilize o teclado para digitar o nome do app, e em seguida entre na opção Buscar. Nos resultados da pesquisa, selecione o aplicativo desejado.

Como baixar apps em TVs da LG

3. Instale o aplicativo na smart TV da LG

A partir desse momento, as informações do aplicativo desejado são exibidas na tela. Entre na opção Instalar e aguarde o download.

Como baixar apps em TVs da LG

4. Abra o aplicativo

Após o download, basta utilizar a opção Iniciar para abrir o aplicativo.

Como baixar apps em TVs da LG

Como baixar apps em uma smart TV com Google TV

Se você tem uma smart TV com Google TV (também chamado de Android TV), poderá baixar aplicativos pela Play Store. O passo a passo pode variar com a versão do sistema operacional ou fabricante, visto que o Android TV está disponível em diversas marcas como AOC, TCL, Philco, Philips, Sony etc.

1. Entre na Play Store da TV

Para baixar aplicativos, você deverá abrir a Play Store. Se o ícone não estiver disponível na lista de apps favoritos da tela inicial, é necessário utilizar o controle remoto e mudar até a aba Apps. Para isso, utilize a seta direcional para cima até chegar na barra superior e depois mova o cursor para a direita.

Como baixar apps em TVs com Android TV

Loja não é a Play Store

A seção Loja, do menu superior, representa uma loja para aluguel de filmes e séries, e não de aplicativos. É necessário utilizar a própria Play Store para baixar apps.

Na lista de todos os aplicativos instalados, localize e posicione no ícone da Google Play Store. Entre com o botão do meio (OK, Enter etc) do seu controle remoto.

Como baixar apps em TVs com Android TV

2. Localize o aplicativo que deseja baixar na Google TV

Ao entrar no Google Play, localize o aplicativo desejado. Para utilizar a busca, utilize as setas direcionais para navegar até o ícone de lupa, localizado no canto superior direito.

Como baixar apps em TVs com Android TV

Você poderá pesquisar utilizando o teclado virtual, na caixa de busca, ou através da busca por voz caso seu controle remoto seja compatível. Ao encontrar o aplicativo desejado, posicione o cursor e pressione o botão do meio (OK, Enter etc).

Como baixar apps em TVs com Android TV

3. Instale o aplicativo na sua TV com Google TV

Após abrir o aplicativo na loja, clique em Instalar e aguarde o download.

Como baixar apps em TVs com Android TV

4. Abra o aplicativo

Após o download, pressione o botão Abrir. O novo aplicativo poderá ser encontrado na lista completa de Apps do sistema.

Como baixar apps em TVs com Android TV

Como baixar apps em uma smart TV com Roku TV

Algumas TVs de fabricantes como AOC, Semp, TCL e Philco utilizam o sistema operacional Roku. Confira abaixo o passo a passo para baixar aplicativos nesse tipo de smart TV.

1. Localize a Loja de Canais do Roku TV

No sistema operacional Roku, os aplicativos são chamados de Canais. No menu esquerdo da tela inicial, navegue até a opção Canais de Streaming.

Como baixar aplicativos na Roku TV

2. Encontre o aplicativo que deseja instalar na TV com Roku

A partir desse momento você já está na loja de aplicativos da Roku. Você pode selecionar dentre as opções exibidas na galeria, ou então utilizar a busca. Para isso, utilize a opção Pesquisar canais no menu da lateral esquerda.

Como baixar aplicativos na Roku TV

Digite o nome do aplicativo desejado. Enquanto você digita, a lateral direita irá exibir os resultados relacionados.

Como baixar aplicativos na Roku TV

3. Baixe e utilize o app na TV com Roku

Com o app selecionado, utilize a opção Adicionar canal. Após o download, o aplicativo ficará disponível na tela inicial e você poderá utilizar o novo serviço de streaming.

Como baixar aplicativos na Roku TV
Como baixar aplicativos na Roku TV

Posso baixar apps da Play Store nas smart TVs da Samsung ou LG?

Não. Os aplicativos da Play Store para TVs estão disponíveis apenas em aparelhos com sistema operacional Google TV. As TVs da Samsung e LG utilizam sistemas operacionais próprios, e cada fabricante mantém sua respectiva loja de apps.

No entanto, é possível desfrutar de aplicativos da Play Store caso você tenha uma TV Box com Android TV ou instale um Chromecast. Dessa forma, você poderá utilizar um sistema operacional diferente do que está embarcado na sua televisão.

Quais modelos de smart TV tem Play Store?

Para que a smart TV tenha a Play Store, é necessário que o aparelho utilize o sistema operacional Android TV ou Google TV. Diversas fabricantes de TVs possuem sistema operacional próprio, como modelos da Samsung ou LG.

Confira abaixo algumas marcas que possuem TVs com a Play Store. Mas atenção: apenas a marca não garante o acesso à loja do Google; é necessário certificar-se de que a smart TV utilize o sistema operacional Google TV ou Android TV.

  • Aiwa
  • AOC
  • Britânia
  • Philips
  • Philco
  • TCL
  • Toshiba
  • Semp
  • Sony

É possível baixar aplicativos que estão fora das lojas oficiais na smart TV?

Sim. Se você tem uma TV com Android TV ou Google TV, poderá instalar aplicativos fora da Play Store utilizando um arquivo APK. Para isso, é necessário ativar nas configurações uma opção para ativar fontes desconhecidas, e então abrir o arquivo APK através de um gerenciador de arquivos.

Se você pretende instalar algo que não esteja na Play Store, saiba que o procedimento não é recomendado, uma vez que o aplicativo pode não ser confiável, gerando riscos de coleta não autorizada de dados, publicidade abusiva ou até mesmo danificar o equipamento.

Se você tem uma TV da Samsung ou LG, não é possível instalar aplicativos por fora da loja. Nesse caso, é necessário se contentar com a biblioteca oficial ou utilizar um dispositivo externo com Android, como uma TV Box ou Chromecast.

Tem como transferir um aplicativo do celular para a smart TV?

Se você utiliza um celular com Android e tem uma televisão com Google TV, é possível escolher aplicativos na Play Store do seu smartphone para serem instalados na sua smart TV.

No entanto, não é possível transferir um aplicativo já instalado sem depender da loja de aplicativos. Caso queira reproduzir um conteúdo que está no smartphone, é possível espelhar o celular na TV.

Posso instalar o aplicativo do WhatsApp e do Telegram na smart TV?

Não é possível, uma vez que o WhatsApp e o Telegram não estão disponíveis para smart TVs. Uma alternativa é ativar o Miracast na TV para espelhar a tela do celular, ou tentar utilizar o navegador embarcado para acessar o WhatsApp Web.

Se você utiliza um iPhone, também pode tentar espelhar o dispositivo através do AirPlay, caso sua TV seja compatível com o protocolo da Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TV (televisor) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e jogos de futebol.

Relacionados