[Atualização, 15/12 às 3:50] Leia os desdobramentos do caso em Microsoft retira MSN Juku do ar

O Plurk, serviço de microblog que tem uma interface bem diferente, postou nesta segunda (14) em seu blog oficial que há fortíssimos indícios que a Microsoft China tenha copiado descaradamente o código do seu serviço no recém lançado Club MSN/ MSN Juku.

O post é bem claro nas evidências a começar pela interface que é bastante similar. Segundo o Plurk, se fosse só isso, não teriam problemas. Ideias inovadoras costumam serem copiadas mesmo. Mas a investigação da equipe da startup foi mais a fundo e descobriu sequências inteiras de linhas de código idênticas ou muito similares ao do seu próprio serviço.

MSN Juku (acima) é muito similar ao Plurk (abaixo)

MSN Juku (acima) é muito similar ao Plurk (abaixo)

O Plurk era o serviço de microblog mais usado da China até que as autoridades do país bloquearam o acesso ao site. O MSN Juku foi lançado em novembro de 2009. A semelhança entre os dois serviços fez muita gente pensar que tratava-se de um acordo entre o Plurk e a Microsoft. A equipe do Plurk nega que tenha feito qualquer trabalho junto à gigante de Redmond.

A Microsoft é uma das maiores, se não a maior, empresa de software do planeta. E vive reclamando e fazendo campanhas para seus usuários não copiarem ilegalmente seus produtos. Segundo o New York Times um porta voz da companhia do Bill Gates disse que a empresa está investigando o assunto e deve dar alguma declaração em breve. [Wall Street Journal / The New York Times]

[Atualização, 15/12 às 3:50] Leia os desdobramentos do caso em Microsoft retira MSN Juku do ar

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados