atualizar do windows 7 para o 10 microsoft

O Windows 7 deixou de receber atualizações em janeiro de 2020, ou seja, já pode estar vulnerável a ameaças de segurança que podem comprometer serviços e dados de usuários. A Microsoft disponibiliza uma forma gratuita para atualizar o Windows 7 para o 10, sem custo adicional. Ainda em funcionamento, ela também permite que usuários da versão 8.1 do sistema operacional façam o upgrade.

Tempo necessário: 30 minutos

Este procedimento funciona para quem tem cópias originais do Windows 7 ou do 8.1. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página de download do Windows 10;

    O link acima vai direto para a página da Microsoft. Você também pode digitar a URL no seu navegador: microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

  2. Clique em “Baixar a ferramenta agora”;

  3. Selecione a opção “Atualizar este PC agora” e clique em “Avançar”;

  4. Siga as instruções e espere a instalação terminar;

  5. Vá até “Configurações > Atualização e Segurança > Ativação;

  6. Confira se o Windows “está ativado com uma licença digital”.

O PC será atualizado para qual versão do Windows 10?

Se tiver o Windows 7 Starter, Home Basic, Home Premium ou Windows 8.1, você receberá o Windows 10 Home. No caso do Windows 7 Professional, Ultimate ou Windows 8.1 Pro, você receberá o Windows 10 Pro.

Feita a atualização, você terá uma licença digital associada ao PC. É possível então formatar o disco e realizar uma instalação limpa da mesma edição do Windows 10 a qualquer momento; neste caso, a ativação é automática.

Em alguns casos, a instalação será bloqueada se houver problemas conhecidos de compatibilidade com drivers ou com programas já instalados em seu PC.

Como corrigir erro 0x80072F8F 0x20000 ao instalar Windows 10

Siga as instruções para baixar o Windows 10 de graça como se você estivesse atualizando outro PC, pois você precisa baixar a imagem ISO em vez de utilizar a Ferramenta de Criação de Mídia.

Alguns usuários se deparam com o erro 0x80072F8F 0x20000 ao tentar atualizar o Windows 7 para o Windows 10. Isso pode acontecer ao usar a Ferramenta de Criação de Mídia (mediacreationtool).

O erro 0x80072F8F 0x20000 acontece porque a Ferramenta de Criação de Mídia exige protocolos de segurança mais recentes. Versões antigas do Windows 7, incluindo o Windows 7 SP1, não conseguem se comunicar por padrão via TLS 1.1 e TLS 1.2, e por isso não baixam corretamente o Windows 10 dessa forma.

Windows 7

Microsoft não divulga atualização gratuita

A atualização gratuita para o Windows 10 deveria ter acabado em julho de 2016. A Microsoft deu uma extensão de prazo para usuários de tecnologias adaptativas, que poderiam baixar o sistema de graça até o final de 2017 — no entanto, isso estava liberado para todo mundo, pois não havia nenhuma verificação.

Por que isso ainda está funcionando? Ed Bott, da ZDNet, tem experiência de mais de uma década em licenciamento do Windows, e suspeita que a Microsoft colocou um limite de tempo no Windows 10 gratuito para não irritar os parceiros OEM, cujo modelo de negócios depende de vender PCs novos.

A Microsoft nem vende licenças específicas de atualização para quem tem versões anteriores, como o 7 ou 8.1, apenas licenças para instalar o sistema do zero. O marketing é focado em novos PCs com Windows para consumidores, e em assinaturas do Windows 10 Enterprise e Microsoft 365 para empresas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados