71% das empresas americanas bloqueiam serviços de relacionamento, diz site
Uma pesquisa conduzida pelo site TechRepublic em julho descobriu que 71% das empresas dos Estados Unidos utilizam alguma forma de impedimento para que seus funcionários não acessem sites de relacionamento, como Facebook ou LinkedIn. O número é superior ao informado pela American Management Association (Associação Americana de Gerenciamento, em tradução livre), que estimou que metade das empresas bloqueavam os sites de relacionamento.
Segundo Jason Hiner, editor-chefe do site, o bloqueio de redes de relacionamento tem se tornado uma constante fonte de tensão entre as equipes de Tecnologia da Informação (TI) das empresas e os funcionários, “especialmente recém-graduados que estão entrando no ambiente de trabalho” com expectativa de usar sites como Facebook para entrar em contato com as pessoas.
O bloqueio, no entanto, é mais permissivo de acordo com a função ocupada pelo funcionário. Um usuário do TechRepublic relatou que na empresa em que trabalha o bloqueio a sites de relacionamento não é feito para os donos, gerentes e também o departamento de TI.
Algumas empresas já adotam ferramentas de controle mais completas, que permitem, por exemplo, liberar o acesso ao Facebook para visualização das páginas, mas impede que o upload de arquivos seja feito. Tudo em nome dos dados confidenciais da companhia. [TechRepublich]
