O Adobe Flash Player está bloqueado? Saiba o que significa

O fim de uma era; entenda por que o Adobe Flash Player está bloqueado e saiba o significado dessas mensagens no PC

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano

O player mais famoso de Flash está descontinuado. Veja abaixo, o que significa o Adobe Flash Player está bloqueado e qual o motivo das mensagens.  A Adobe não oferece mais suporte ao Flash Player desde a virada do ano de 2020 e bloqueou a execução de conteúdo Flash no Flash Player no início de 2021. A empresa está recomendando que todos os usuários desinstalem o player para proteger seus sistemas.

Como viver sem o Adobe Flash Player? (Imagem: Rafael Silva/Tecnoblog)
Como viver sem o Adobe Flash Player? (Imagem: Rafael Silva/Tecnoblog)

É o fim do Adobe Flash Player?

Para alguns, infelizmente, a resposta é sim. O Adobe Flash Player foi descontinuado pela empresa, inclusive, retirando todos os links para download do programa em seu site oficial.

Os fãs de jogos antigos que rodavam pelo navegador ficaram confusos, mas os especialistas em cibersegurança gostaram da decisão, pois falhas no programa colocavam em risco a integridade dos sistemas. 

A decisão não foi de última hora, a Adobe já vinha sinalizando e dando datas finais para o término do suporte ao aplicativo. Mas, muitas empresas ainda utilizam a tecnologia em seus processos e agora estão órfãs.

O que fazer se ainda utilizo o Adobe Flash Player

Para as pessoas e empresas que ainda utilizam o sistema Flash, existem algumas dicas que podem manter o funcionamento de seu ambiente até a atualização de suas tecnologias.

  • Reveja e atualize o conteúdo da Web;
  • Caso necessite usar, opte por um ambiente virtual para executar versões antigas e soluções improvisadas, somente em último caso;
  • Instale um software de segurança com o objetivo de detectar tentativas de invasões pelas vulnerabilidades do Flash.

Existe forma de substituição do Adobe Flash Player

Pode-se baixar versões mais antigas do Adobe Flash Player, mas não é indicado. Versões anteriores tem mais vulnerabilidades que as novas. Fora o fato de que não existem mais links no site da Adobe e o usuário precisará recorrer a sites de terceiros, o que é um risco ainda maior.

A aparente solução está, por exemplo, nas extensões de navegadores que são baseadas em Ruffle. O Ruffle nada mais é que um emulador Flash Player que usa tecnologias de sandbox de navegador modernas, freeware e opensource. O Ruffle é mantido por voluntários, então pode conter vulnerabilidades próprias assim como o Flash.

Esse é o motivo pelo qual o Adobe Flash Player está bloqueado. O ideal são empresas atualizarem suas tecnologias para essa nova era sem Flash. Boa sorte.

Com informação: Adobe, Kaspersky.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Adobe Flash Player na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados