Como descobrir o nome de um livro usando Google Books

Google Books (Google Livros) tem busca avançada que ajuda a descobrir o nome de obras literárias, jornais e revistas

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Books / Pixabay

No começo, havia o Google Books. Ou quase. Em 1998, quando nasceu, o Google ainda não trabalhava com livros. Mas o projeto de digitalizar obras impressas é tão antigo quanto o próprio buscador. Em 1996, Sergey Brin e Larry Page, eram estudantes e trabalhavam em um projeto apoiado pelo Stanford Digital Library Technologies Project.

O objetivo era fazer as bibliotecas digitais funcionarem, prevendo um futuro em que haveria enormes coleções de livros digitalizadas e as pessoas usariam um “rastreador da web” para indexar o conteúdo e analisar as conexões entre eles para pesquisar.

O tal rastreador que acabaram criando se chamava BackRub, e foi essa reviravolta na análise de citações literárias tradicional que inspirou os algoritmos de PageRank do Google — a principal tecnologia de pesquisa que faz o Google ser, bem, ele mesmo.

Mas, foi só em 2002, que um grupo de funcionários iniciou oficialmente um projeto secreto de “livros”. Eles começam a conversar com especialistas sobre uma questão simples, mas crucial: quanto tempo levaria para digitalizar cada livro? Larry Page e Marissa Mayer (à época, ainda no Google) usaram um metrônomo para manter o ritmo enquanto escaneavam metodicamente um volume de 300 páginas. Demorou 40 min.

Em 2004, nasceu o Google Books, um serviço global que procura textos completos de livros que a Google escaneia, converte em texto digital utilizando o reconhecimento ótico de caracteres, e armazena no banco de dados digital.

Anos se passaram e, em 2007, Mayer apresentou a “pesquisa universal” nos EUA e a “pesquisa de livros” se tornou parte mais integrada da experiência de pesquisa do Google. E é exatamente isso que vai ajudar você a descobrir o nome de um livro.

Como descobrir o nome de um livro no Google Books

  1. Acesse o books.google.com.br;
  2. No ícone de engrenagem, no topo direito, selecione Pesquisa de Livros Avançada;
Google Livros Pesquisa Avançada

OU

  1. Faça uma busca no Google.com, normalmente;
  2. Clique em “Mais”, e depois escolha “Livros”.
Google Books Busca Livros Universal

Na versão do Books, parece que o Google esqueceu de atualizar a interface do sistema, mas ele funciona muito bem. Lá você pode fazer buscas avançadas usando algumas das seguintes informações. Ou pode navegar usando a interface da busca universal atual.

Pesquisa Avançada Google Livros (Books)
  • com todas as palavras (trechos do livro)
  • com a expressão (trecho exato, melhor usar poucas palavras)
  • com qualquer uma das palavras (busca mais ampla)
  • sem as palavras (por eliminação)

Se você não se lembra o nome de um livro, tente usar palavras que vieram à cabeça, o nome do autor, o nome da editora ou trechos internos do livro (busque citações antes).

Busca Livros Universal Google

Você pode ainda…

  • Pesquisar por tipos de conteúdo: Livros, Revistas ou Jornais;
  • Escolher o idioma da sua busca (inclui versões estrangeiras dos livros);
  • Buscar por autor, editora, data de publicação,
  • Mostrar livros por ISBN* e/ou ISSN**.

*O International Standard Book Number (ISBN), é um sistema de identificação de livros e softwares com números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição.

**O International Standard Serial Number (ISSN), ou Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (em português), é um serial de oito dígitos, usado para identificação única de uma série. É especialmente útil na distinção entre séries com o mesmo título na ordenação, catalogação e empréstimo entre as bibliotecas.

A “pesquisa de livros” do Google Books está disponível hoje em mais de 35 idiomas.

A Microsoft deu o start em um projeto semelhante, chamado Live Search Books no final de 2006. A iniciativa funcionou até maio de 2008, quando foi abandonada. A boa notícia é que todos livros do Live Search Books estão disponíveis no site da Internet Archive.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Livros na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados