Android: por enquanto, perdendo a batalha

Recente relatório da empresa Gartner indica que a venda e o desenvolvimento de apps para smartphones é um excelente negócio para qualquer empresa, desde que ela seja a Apple.

Os dados mostram que em 2009 o mercado de programas para telefones celulares inteligentes movimentou a bagatela de US$ 4,2 bilhões, sendo que 99,4% foram gastos em programinhas para o iPhone.

O 0,6% restante por hora é dividido entre o Google, Nokia e Palm, mas a própria Gartner aponta que, nas previsões mais otimistas, mesmo que seus rivais (leia-se Android) tenham um crescimento “notável” em 2010 a empresa da maçã ainda deverá ter pelo menos 66% do mercado no final deste ano.

Lançada em junho de 2008, a iTunes App Store chegou ao mercado junto do iPhone 3G e do iPhone OS 2.0, e só no último mês de dezembro, entre opções pagas e gratuitas, distribuiu 300 milhões de aplicativos.

Já dados da ComScore mostram que as apps mais populares são as gratuitas. Nos EUA, por exemplo, o programa mais presente na dupla iPhone/iPod Touch é o Facebook, que permite que seus usuários possam atualizar seus perfis na rede social. Na Europa a liderança fica com a app de reconhecimento musical Shazan, e, na Inglaterra, os proprietários do todo-poderoso smartphone usam toda sua tecnologia e recursos de conectividade com o… iPint, que simula um copo de cerveja. [Ars Technica]

A foto que ilustra é um Nexus One que teve sua tela acidentalmente quebrada por um leitor, publicada hoje pelo site Gizmodo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados