O que é URL?

URL significa Localizador Uniforme de Recursos, que corresponde ao endereço que você digita no navegador para acessar algum site

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é URL? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

URL é o endereço de qualquer site na internet, mas pouca gente sabe como ela funciona. Há uma razão para cada um dos termos e é isso que você vai descobrir abaixo. Continue a leitura para entender o que é URL e como funciona o seu diagrama.

O termo URL é a abreviação de Uniform Resource Locator, ou Localizador Uniforme de Recursos. Significa endereço web, ou seja, o texto que você digita na barra de do navegador para acessar uma determinada página ou serviço.

No entanto, uma URL contém uma série de informações específicas, que seguem um padrão pré-determinado para que o usuário possa sempre encontrar o serviço que procura, desde que ele digite o endereço corretamente. O padrão das URLs foi definido em 1994 por Tim Berners-Lee, o “pai” da World Wide Web. 😲

Diagrama de uma URL

Uma URL é composta de duas partes principais, sendo elas o esquema e o caminho. Veja o que cada um deles faz:

1. Esquema

O esquema é um protocolo de rede e o primeiro grupo de caracteres de uma URL, que ficam antes do “:”. Dependendo do formato ele pode indicar endereços na web (http, https), comunicação via e-mail (mailto), transferência de arquivos entre computadores (ftp), comunicação via chats (irc) e por aí vai.

O esquema é digitado sempre em minúsculo.

imagem com fundo avermelhado com o texto HTTP
O esquema é um protocolo de rede, sempre digitado em minúsculo. (Imagem: Miguel Á. Padriñán / Unsplash)

2. Caminho

O Caminho é o endereço nominal de um site em si. Via de regra, todos os endereços da internet são identificados por strings (sequência de caracteres) numéricas e a URL serve para encontrar o que queremos, sem ter que decorar sequências de números gigantescas.

Dessa forma, o Caminho é dividido em pelo menos três partes, sendo elas:

  • hostname – primeira parte antes do primeiro ponto, como www, por exemplo;
  • o domínio do site – o nome per se, como Tecnoblog; e
  • o domínio de alto nível, ou TLD, que é o último termo após o último ponto e antes da primeira barra e indica o tipo do site (com, net, org…).

Por exemplo, no endereço https://tecnoblog.net 👇:

screenshot url tecnoblog
  • “https” é o esquema;
  • ”tecnoblog” é o domínio; e
  • “net” é o TLD, com ”tecnoblog.net” sendo o caminho.

Algumas estruturas de sites, como links internos (este texto, por exemplo) recebem indicativos extras para apontar páginas específicas. O número que aparece após “.net/”, no exemplo dado, é um número de indexação e um identificador, enquanto o restante é o nome do arquivo carregado pelo navegador, que permite a você ler este texto. 😉

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre URL na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados