No fim da tarde de hoje, por volta das 16:50, usuários do Gmail, serviço de email gratuito do Google, puderam experimentar alguns minutos sem o acesso a suas mensagens, contatos e listas de tarefas.

Gmail: offline por XX minutos.
Gmail: baleiou por mais de uma hora.

Quem tentava acessar o https://mail.google.com/ dava de cara com uma página de erro no servidor. No título da página havia a indicação de erro 502, que normalmente alerta para sobrecarga nos servidores, muitas requisições simultâneas e alto tráfego de dados. O conselho da página, apresentada em inglês, era que os usuários tentassem acessar a página novamente em 30 segundos.

Mensagem de erro exibida pelo site.
Mensagem de erro exibida pelo site.

Os usuários do microblog Twitter não esconderam sua preocupação com o serviço. Assim que o Gmail começou a apresentar instabilidades, milhares de updates começaram a surgir. Esse escriba pode perceber que mais ou menos a cada 10 segundos apareciam cerca de 7 mil novos twits sobre o assunto. Rapidamente o assunto chegou aos Trending Topics, demonstrando a agilidade do Twitter em perceber o que está em voga.

Embora o site do Gmail tenha fica offline, o acesso via IMAP e POP3 continuaram funcionando normalmente. Aqueles usuários que por ventura utilizam clientes de email para computador como Outlook, iMail ou Thunderbird não perceberam a queda do serviço.

Por volta das 17:20 o site de status dos serviços do Google mostrava que o Gmail ainda estava fora do ar. Na mesma página era possível ver que, na segunda-feira (31), o serviço de email já havia passado por dificuldades técnicas.

Serviços do Google: somente Gmail fora do ar às 17:20.
Serviços do Google: somente Gmail fora do ar às 17:20.

Hoje mais cedo alguns internautas tiveram dificuldade de acessar o Gmail. Após fazer o login, eles recebiam uma página de erro 500, informando que o site estava temporariamente indisponível.

[Atualização às 17:45] A equipe responsável pelo Gmail publicou no blog do serviço um post no qual diz estar ciente dos problemas enfrentados por quem tenta acessá-lo através da web. Eles também afirmam já estar trabalhando na resolução do problema.

[Atualização às 18:20] Agora há pouco o Gmail voltou a funcionar. O tempo que o email do Google ficou fora do ar é de aproximadamente uma hora e meia.

[Atualização às 18:32] Há relatos de que os serviços de email da Globo.com e do iG, ambos com tecnologia fornecida pelo Google, também enfrentaram dificuldades enquanto o Gmail esteve fora do ar.

[Atualização às 23:58] O Google deu uma explicação para a falha do Gmail. Clique aqui para ler a matéria.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados