A Panasonic passou os últimos anos fazendo pesquisas com filmes Te-O-Pd (tellurium suboxide palladium-doped phase-change) com a intenção de desenvolver discos com a melhor relação Capacidade de Armazenamento X Duração da mídia. Como resultado destes testes, o melhor disco desenvolvido para o Blu-ray, foi uma mídia de 4 camadas com 25GB de capacidade de armazenamento por camada. Esta nova mídia promete segurar os dados por até um século (não se esqueçam que é isso o que prometiam para os atuais CDs, porém a maioria deles não dura 5% deste tempo).

Nestas pesquisas foi possível desenvolver um disco com durabilidade de 500 anos, porém, quanto mais durável a mídia, menor será a sua capacidade de armazenamento, e neste caso, o disco de 500 anos armazenava “apenas” 50GB.

Nos resta saber agora algo que é ainda mais importante do que a durabilidade destes discos.. Quem será o sucessor do DVD?

Fonte | Engadget

Categorias: Entretenimento
Tags: ,
Thiago Mobilon, 23 anos, é fundador do Tecnoblog. Interiorano apaixonado por tecnologia, tem como hobby fuçar em qualquer coisa que tenha visor e utilize energia elétrica. Também no Twitter »

Tecnoblog por email:

Participe da Discussão: