Qual foi a primeira rede social criada na internet?

Saiba qual foi a primeira rede social criada na internet (não é nenhuma das de hoje), e quais já existiam antes da própria rede

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
geralt / redes sociais / Pixabay / qual foi a primeira rede social criada na internet

“Qual foi a primeira rede social criada na internet“? Esta não é uma pergunta muito simples de se responder, até porque existiram (e ainda existem) muitos serviços sociais que vieram antes de Twitter, Facebook, Instagram e cia. Na verdade, existem até redes sociais mais antigas que a própria internet. Vamos, contudo, tentar apontar uma delas.

Qual foi a primeira rede social criada na internet?

Muita gente costuma responder a pergunta acima com “Orkut” (2004), que foi a primeira rede social massificada (ao menos entre brasileiros e indianos). Mas, algumas ferramentas anteriores, de uma forma ou de outra, são também consideradas sociais.

O LinkedIn, uma rede fundada em 2002, nasceu com a missão de conectar empresas e profissionais do setor corporativo. Mas, com o tempo, a plataforma evoluiu para suportar interações sociais. O Last.fm, um serviço de compartilhamento de gostos musicais, lançado também em 2002, já trazia algumas interações sociais embutidas.

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet.

Classmates.com / qual foi a primeira rede social criada na internet

A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos. É um serviço que permanece no ar até hoje e conecta perfis de usuários que se conheceram em uma das várias etapas da vida escolar, do Jardim da Infância até a universidade. Mas, só nos EUA.

O Classmates.com também conta com recursos para localizar amigos que serviram juntos nas Forças Armadas dos Estados Unidos (a plataforma é focada em atender usuários dos 50 estados americanos), assim como antigos companheiros de trabalho.

Uma vez reunidos, os amigos podem interagir marcando eventos, trocando mensagens ou localizando outras pessoas. De lá para cá, a interface mudou e melhorou bastante.

Existiam redes sociais antes da internet?

Embora o Classmates.com seja uma rede social bem antiga, ela detém o título de primeira criada quando a internet já estava disponível para todos. Antes dela, porém, vieram duas redes mais restritas que cimentaram as bases da interação social à distância e por meios eletrônicos. Estamos falando da BBS e da Quantum Link.

1. BBS

BBS / qual foi a primeira rede social criada na internet

A BBS, sigla de Bulletin Board System (Sistema de Quadros de Boletins), é um sistema ou um programa voltado à troca de informações entre usuários conectados. Ela opera com redes independentes, estabelecidas por instituições independentes que conectavam indivíduos, empresas, universidades e etc. Para usar o BBS, o usuário precisava conectar seu computador à linha telefônica, da mesma forma que a internet discada.

A primeira rede BBS foi fundada em 1973; exemplos como a portuguesa Fidonet (ainda em atividade) e a brasileira RBT (se uniu à Fidonet posteriormente) contavam com inúmeros usuários e diversos repositórios, para os mais diversos fins: estudo, trabalho, jogos, bate-papo, discussões sobre hardware e software e etc. A maioria dos computadores domésticos entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990 (Apple II, Commodore, Atari 800, TRS-80, etc.) eram compatíveis com as redes da BBS.

2. Quantum Link (Q-Link)

America Online / Q-Link / qual foi a primeira rede social criada na internet

Fundada em 1985, a Quantum Link (encurtando, Q-Link) foi uma rede online que era a versão melhorada da PlayNET, lançada pela mesma empresa um ano antes pela Quantum Computer Services. Voltado apenas para computadores Commodore 64 e Commodore 128, ela operou apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas trazia serviços de correio eletrônico, repositórios para estudos, notícias, salas de bate-papo e jogos, tendo hospedado o primeiro MMORPG da história: Club Caribe/Habitat, da Lucasfilm Games (posteriormente, LucasArts). Em 1989, a rede Quantum Link mudou de nome, adotando outro que posteriormente rebatizou a própria empresa: America Online.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados