Como ativar ou desativar o modo de segurança do Android

Modo de segurança serve para identificar falhas no software do Android ou de aplicativos de terceiros que possam afetar o funcionamento do celular

Lucas Braga Lucas Lima
Por e
Modo de segurança no Android
Modo de segurança no Android (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O modo de segurança do Android é ativado a partir da combinação dos botões laterais do celular, que variam de acordo com a fabricante e modelo. Geralmente, para sair do modo de segurança basta reiniciar o smartphone.

Para que serve o modo de segurança do celular?

O modo de segurança do Android permite que você inicie o sistema operacional apenas com aplicativos que vêm de fábrica no smartphone – todos os aplicativos de terceiros baixados da Play Store ficam desativados. Com isso, o usuário pode identificar se há algum mau funcionamento do dispositivo relacionado a falhas de software antes de levar o celular para a assistência técnica.

Aplicativos externos ficam bloqueados no modo de segurança do Android
Aplicativos externos ficam bloqueados no modo de segurança do Android (Imagem: Reprodução)

Com a inicialização segura é possível remover esses aplicativos defeituosos ou instáveis, ou até mesmo apagar algum app que impede o usuário de entrar no menu (tela preta) ou deixa o smartphone lento.

Como desativar o modo de segurança do Android

Para desativar o modo de segurança no Android, basta desligar o smartphone e ligá-lo novamente. O sistema operacional será carregado na versão convencional e os aplicativos baixados da Play Store serão desbloqueados.

Também é possível desativar o modo de segurança pela barra de notificações:

Desativar o modo seguro no Android pelas notificações
Desativar o modo seguro no Android pelas notificações (Imagem: Reprodução)

Por que meu celular está em modo de segurança?

É possível que seu celular tenha entrado no modo de segurança devido ao pressionamento acidental de uma tecla. Isso pode ocorrer especialmente com celulares da Samsung, que entram na função segura ao pressionar o botão de abaixar volume (Volume-).

O que fazer se o celular não quer sair do modo de segurança?

Se o smartphone permanece no modo de segurança após o reinício, verifique se a tecla de volume está obstruída ou estragada.

Em celulares da Samsung, entre abra o discador de telefone, digite o código *#0*#, depois entre na opção Sub Key. Em seguida, aperte o botão Volume-. Se a tela não mudar de cor significa que o botão está estragado; nesse caso, é necessário levar o aparelho em uma assistência técnica para fazer o reparo.

Como ativar o modo de segurança do Android

Em celulares Samsung, o modo de segurança deve ser ativado com o aparelho desligado. Em telefones Motorola e Xiaomi, você deve ativar o modo de segurança com o smartphone ligado. Veja o passo a passo a seguir.

Entrar no modo de segurança em celular da Samsung

  1. Com o celular desligado, aperte e mantenha pressionado o botão de diminuir volume (Volume—) e, em seguida, pressione o botão de ligar.
  2. Solte o botão Liga/Desliga quando telefone vibrar, mantendo o botão de volume pressionado.

O sistema será inicializado em modo de segurança. Não será possível acessar nenhum aplicativo baixado da Play Store até que esse modo seja desativado.

Ativar o modo de segurança em celulares Motorola ou Xiaomi

  1. Com o celular ligado, aperte e segure o botão Liga/Desliga. No canto superior, toque e segure na opção Reiniciar:
    Ativar o modo de segurança em Android da Motorola ou Xiaomi
  2. Na tela Reiniciar no modo de segurança, toque na opção OK
    Como ativar o modo de segurança em Android da Motorola ou Xiaomi

O celular será reiniciado no modo de segurança, e todos os aplicativos baixados da Play Store estarão bloqueados.

O iPhone tem um modo de segurança?

Ao contrário do Android, o iOS possui apenas o modo de recuperação, também conhecido como DFU. Ao colocar o iPhone em modo DFU é possível restaurar o sistema operacional de fábrica.

Para restaurar o iPhone é necessário ligar o smartphone a um computador e fazer o procedimento no iTunes. Vale destacar que todos os dados do telefone serão apagados nesse processo.

Com informações: Samsung, Motorola

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados