5 encurtadores de URL grátis

Conseguir encaixar um endereço de uma página pode ser trabalhoso pela falta de espaço; confira 5 encurtadores de link grátis

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 9 meses
URL / o que é url
URL é a abreviação de Uniform Resource Locator (Imagem: Tecnoblog)

Diariamente pode surgir a necessidade de colocar uma URL em algum espaço na internet, porém isso pode ser um problema por conta da limitação de tamanho em diversos sites. Nessa hora, a melhor opção é ir atrás de algo para diminuir o tamanho. Confira, na lista a seguir, 5 encurtadores de URL grátis.

Para que serve?

Em diversas situações, a URL de uma página pode ser longa. Por conta disso, pode haver a necessidade de encurtá-la para que seja possível colocar o link em sites ou em redes sociais como o Twitter, já que este tem uma limitação na quantidade de caracteres permitidos.

O encurtador de URL funciona para solucionar esse problema. O site modifica a URL original, a diminuindo para uma quantidade muito menor de caracteres. Aliás, alguns dos sites abaixo ainda permitem algum tipo de customização dos links por parte do usuário. Conheça os mais usados.

1. Bitly

Encurtador de URL Bitly
O Bitly tem opções gratuitas e pagas para o usuário (Imagem: Bitly)

O Bitly é site que oferece não apenas um encurtador de URL grátis, mas também auxílio para verificar a performance do link a partir de métricas e afins. Para usar, é necessário criar um cadastro e escolher uma forma de assinatura que vai do gratuito ao plano pago. Empresas que precisam de uma alta demanda na geração de links podem optar pela assinatura mensal.

2. Tiny URL

Encurtador de URL TinyURL
Um dos sites mais populares desta lista, o TinyURL está presente desde 2002 (Imagem: TinyURL)

Permitindo até mesmo customização de URL, o TinyURL oferece planos gratuitos e pagos. Assim como o Bitly, a diferença entre pagamentos é relacionado a necessidade do usuário. No mais, encurtar a URL se torna um processo prático no site, já que não há necessidade de cadastro.

3. Rebrandly

Rebrandly
O Rebrandly exige a criação de cadastro (Imagem: Rebrandly)

Oferecendo ferramentas como monitoramento e redirecionamento de links, a Rebrandly é bastante completa no quesito encurtador de URL. Por outro lado, a versão deste encurtador de URL grátis permite a criação de apenas 500 URLs, bloqueando novas tentativas após esse número.

4. Tiny CC

TinyCC
O TinyCC é bastante simples e prático (Imagem: TinyCC)

Com opções como criar o link em QR Code e compartilhar nas redes sociais, o TinyCC também é voltado para o usuário mais casual. Além disso, ele permite a criação de finais de link customizáveis, deixando o resultado do jeito que o usuário quiser. Sua versão paga traz mais ferramentas e elementos, mas não é obrigatória para usá-lo somente como um encurtador de URL grátis.

5. Bit.do

O Bit.do é um encurtador de URL
Para usar o Bit.do há a necessidade de criar um cadastro (Imagem: Bit.do)

Após realizar o cadastro no Bit.do, o usuário passa a ter permissão para encurtar suas URLs de forma gratuita e direta. Há também opções de customização, análise de tráfego do seu link e um gerador de QR Code.

Com que frequência você costuma usar encurtadores de URL? Conta pra gente!

Com informações: Hootsuite.

Receba mais sobre bit.ly na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados