Como usar o Street View do Google Maps para ver as ruas de uma cidade

Saiba como usar o Google Street View para explorar cidades, antes mesmo de pisar em pontos turísticos ou de referência no mundo

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
Google Maps
Google Maps (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google Street View é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que oferece imagens panorâmicas em 360 graus de ruas e avenidas ao redor do mundo. O Street View pode ser acessado pelos aplicativos do Google Maps para Android ou iPhone e pelo navegador no PC.

As imagens do Google Street View são registradas por veículos equipados com câmeras especiais, ainda em movimento. Algumas informações capturadas são borradas no Street View, como rostos ou placas de carro.

Um dos benefícios da ferramenta é a experiência de visualização imersiva e detalhada do ambiente em questão. Isso auxilia na obtenção de direções, na exploração de destinos turísticos e na familiarização com áreas desconhecidas antes de uma visita presencial.

A seguir, entenda como usar o Google Street View no celular ou no PC:

Como usar o Google Street View no celular

1. Abra o aplicativo do Google Maps no celular

Abra o app do Google Maps no seu celular Android ou no iPhone (iOS).

Captura de tela do aplicativo Google Maps

2. Pesquise um endereço no Google Maps

Toque no campo de busca, na parte superior do aplicativo, para pesquisar por um endereço ou por um local no Google Maps.

Capturas de tela do aplicativo Google Maps mostram como fazer uma pesquisa de endereço

3. Toque no ícone “Street View” no Google Maps no celular

Ao ver o resultado da pesquisa do Google Maps, toque no ícone de retângulo, no canto esquerdo da tela, para abrir a ferramenta Street View no seu celular.

Capturas de tela do aplicativo Google Maps mostram como abrir a ferramenta Street View

4. Explore os locais usando o Street View do Google Maps

Segure o toque na tela e arraste o dedo para movimentar a câmera e, assim, ver a paisagem ao redor do endereço ou local pesquisado. Então, use as setas em branco para andar pelas ruas do Google Maps pelo celular.

Você também pode usar o movimento de pinça com os dedos para aproximar ou afastar a imagem e, dessa maneira, ver mais detalhes do espaço em volta.

Capturas de tela do aplicativo Google Maps mostram como usar a ferramenta Street View

5. Use o Street View com o mapa do Google Maps

Toque no ícone de expansão, no canto direito do app, para dividir a tela com a visão do Street View e do mapa tradicional do Google Maps. Assim, é possível usar o app para conhecer o local e entender a posição exata no mapa.

Toque no botão minimizar, no canto direito da tela, para voltar a visão apenas do Street View.

Capturas de tela do aplicativo Google Maps mostram como usar a ferramenta Street View dividindo a tela com o mapa

6. Feche o Street View no Google Maps para celular

Toque no ícone de seta para a esquerda, no canto superior esquerdo da tela, para fechar o Street View e retornar ao mapa do Google Maps.

Capturas de tela do aplicativo Google Maps mostram como fechar a ferramenta Street View

Como usar o Google Street View no PC

1. Acesse o Google Maps no seu computador

Use o navegador do seu PC para acessar google.com/maps.

Captura de tela do site Google Maps

2. Pesquise por um local no Google Maps

Pesquise por um endereço ou um local na barra de busca do Google Maps, no canto superior esquerdo da tela.

Capturas de tela do site Google Maps mostram realizar a pesquisa de endereço

3. Arraste o boneco do Street View para o mapa do Google

Segure o clique no boneco amarelo, localizado no canto inferior direito do Google Maps, e arraste ele para o local que você deseja ver de perto no mapa. Dessa maneira, você ativa o uso do Street View no navegador.

Capturas de tela do site Google Maps mostram ativar a ferramenta Street View

4. Explore o local usando o Street View do Google Maps

Segure o clique e mexa o mouse para mover a câmera do Street View e ver o ambiente ao redor. Para andar pelo Google Maps, clique nos ícones com setas que aparecem na altura do asfalto.

Use roda de rolagem do mouse – ou os botões no canto inferior direito da tela – para se aproximar ou se afastar das imagens captadas pelo Google Maps.

Capturas de tela do site Google Maps mostram usar a ferramenta Street View

5. Divida a tela do Street View com o Mapa

Clique no ícone “Abrir”, dentro do mapa no canto inferior esquerdo da tela, para dividir a visão do Street View e do mapa comum do Google Maps. Com isso, é possível andar pelas ruas do Google Maps e saber a exata localização.

Para voltar a visão apenas do Street View, clique no botão “Minimizar” no canto inferior esquerdo do mapa.

Capturas de tela do site Google Maps mostram usar a ferramenta Street View dividindo a tela com o mapa

É preciso pagar para usar o Google Street View?

Não, o Google Street View é recurso gratuito do Google Maps. Ele está disponível para todas as pessoas que usarem o aplicativo para celulares e tablets ou acessarem o site da plataforma.

Tem como ver imagens antigas de ruas no Google Street View?

Sim, você pode ver imagens antigas no Google Maps. Faça uma pesquisa usando o navegador e acione o Street View. Então, clique em “Ver mais datas”, embaixo do endereço pesquisado no canto superior esquerdo, para abrir a linha do tempo com fotos antigas.

Capturas de tela do site Google Maps mostram ver imagens antigas de um local

No celular, o procedimento é semelhante. Após abrir o Street View, toque em qualquer parte da tela do Google Maps. Então, selecione a opção “Ver mais datas”, na parte inferior, para ver a linha do tempo com imagens antigas do local.

Capturas de tela do aplicativo Google Maps mostram ver imagens antigas de um local

É possível saber quando as imagens do Google Street View serão atualizadas?

O Google não divulga publicamente quando os veículos especiais vão fazer o mapeamento do Street View. Porém, é possível ter uma estimativa de quais cidades terão imagens atualizadas pela empresa. Basta acessar o site oficial do Street View e selecionar o seu estado para ter acesso a uma lista de distritos.

Essa atualização costuma ocorrer uma vez por ano, dependendo da região. Já locais com grande fluxo de pessoas, como pontos turísticos e centros urbanos, o levantamento pode ocorrer a cada seis meses ou menos.

Embora não seja possível solicitar uma atualização do Google Street View, você pode tirar fotos para o Google Maps. A plataforma usa conteúdos enviados pela comunidade para complementar as imagens capturadas pelos veículos especiais.

Dá para usar Street View para ver o interior de prédios?

Sim, é possível ver o interior de shoppings, lojas, aeroportos e hotéis, por exemplo, com o Google Street View. Basta pesquisar o local no Google Maps, ir até o menu “Fotos” e selecionar a opção “Street View e 360º”. É válido ressaltar que a funcionalidade não está disponível em todos os locais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Street View na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e jogos de futebol.

Relacionados