O que é eBay?

Uma das principais plataformas de comércio eletrônico do mundo; saiba o que é o eBay, como funciona e como comprar pelo Brasil

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é eBay / Divulgação
eBay é um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo (Imagem: Divulgação)

Se você costumar comprar pela internet mas ainda não conhece um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo, confira neste artigo o que é o eBay, quando ele foi fundado, e como comprar pelo eBay com entrega no Brasil.

O que é eBay?

O eBay é um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo, além de também ser considerado um dos pioneiros a permitir que qualquer pessoa pudesse vender quase todo tipo de produto pela internet.

Foi fundado em setembro de 1995 nos Estados Unidos por Perre Omidyar, na época um engenheiro de software nascido na França que havia imigrado para o país junto de seus pais iranianos.

O site nasceu como um projeto particular de Omidyar, sendo apenas uma página na qual as pessoas podiam listar itens a serem leiloados diretamente para outras pessoas.

Já em 1998, o eBay estreou na bolsa de valores norte-americana, tornando-se um dos maiores casos de sucesso da era da “bolha da internet”. Atualmente, a empresa opera em 32 países, tendo expandido seus negócios e serviços para outros produtos, como classificados online.

O que é eBay / Divulgação
O eBay está presente em mais de 32 países (Imagem: Divulgação)

Como funciona?

O eBay funciona com duas modalidades de venda: a direta, em que o comprador paga um valor fixo, e a por leilão, na qual quem der o maior lance leva o produto. O vendedor é quem define a modalidade, e um produto pode ser vendido pelas duas formas ao mesmo tempo.

Qualquer pessoa pode abrir uma conta no eBay. No caso dos compradores, não é preciso nem ser registrado no site para fazer uma compra. Para vendedores, apesar do registro também ser gratuito, há algumas taxas a serem pagas ao publicar um anúncio e efetivar uma venda. O eBay também aceita lojas oficiais, que recebem um selo de identificação.

Quase tudo pode ser vendido pelo eBay, e a internet é recheada de casos de vendas bizarras. No entanto, há algumas proibições, como drogas ilícitas, armas de fogo, remédios controlados, entre o outros.

O que é eBay / Reprodução / eBay
Site tem versão em português. (Imagem: eBay / Reprodução)

eBay no Brasil

Por aqui, a plataforma chegou oficialmente em 2014, com uma versão do site totalmente em português. É possível tanto comprar quanto vender itens no eBay estando no Brasil.

No entanto, é preciso ficar atento às taxas e conversões de valores. Por ser um site de alcance internacional, a maioria dos produtos são anunciados em dólares, mas outras moedas também são aceitas.

Além disso, há impostos de importação e tarifas de entregas. O eBay aceita PayPal, cartões de presente e cartões de crédito internacionais como formas de pagamento.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre eBay na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados