Como medir a velocidade de internet da sua casa

Tutorial ensina como fazer o teste de velocidade de internet para medir as taxas de download e upload da sua conexão doméstica

Lucas Braga Lucas Lima
Por e
Aprenda a medir a velocidade da sua internet (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A velocidade de internet diz respeito ao quão rápido os dados são transferidos entre o dispositivo e o servidor. Existem várias ferramentas para medir a velocidade de internet e descobrir as taxas de download e upload da sua conexão.

A velocidade de internet ou pode ser medida em megabits por segundo (Mb/s) ou gigabits por segundo (Gb/s).

Quanto maior o número em Mb/s ou Gb/s, maior a capacidade da conexão em realizar tarefas ao mesmo, como jogar online ou assistir filmes e séries por streaming.

Além disso, o teste de velocidade é útil para saber se existe algum problema na rede local ou se o provedor não está entregando a largura de banda contratada.

A seguir, veja como medir a sua velocidade de internet:

1. Entre no site do Speedtest para fazer o teste de velocidade

No computador, abra o navegador de sua preferência e entre no site speedtest.net.

Se a medição for feita por celular ou tablet, baixe o aplicativo Speedtest para iOS e Android na App Store ou Google Play.

Como medir a velocidade pelo Speedtest

2. Inicie a medição da velocidade da sua internet

Após abrir o site ou aplicativo, clique em Iniciar. Para resultados mais precisos, a plataforma poderá solicitar a permissão de localização, com objetivo de encontrar os servidores mais próximos.

A medição será iniciada em alguns instantes e deve levar menos de um minuto para concluir.

Como medir a velocidade pelo Speedtest

3. Confira a velocidade da sua internet

Após a conclusão do teste, você encontrará os principais indicadores da medição:

  • Download: a velocidade para baixar dados e arquivos, em megabits por segundo. Normalmente é o dado mais importante; quando uma operadora vende internet de 500 Mb/s, por exemplo, significa 500 Mb/s de download.
  • Upload: a velocidade de envio de arquivos do seu computador para outras pessoas ou serviços, em megabits por segundo. Geralmente os planos das operadoras oferecem taxa de upload inferior ao download.
  • Ping: trata-se do tempo de resposta, medido em milissegundos (ms); quanto menor o ping, melhor é a conexão. O símbolo amarelo representa a latência em espera, enquanto a seta para baixo indica o ping durante o download e a seta roxa se refere ao ping durante o upload.
Como medir a velocidade pelo Speedtest

O Speedtest também mostra qual foi o servidor utilizado, operadora em que está conectado e o endereço de IP. Também possível escolher outros servidores manualmente.

Existe jeito certo de medir a velocidade de internet?

Sim. Para ter resultados mais precisos, é importante considerar alguns pontos:

  1. Prefira o cabo de rede: para aferir a velocidade corretamente, faça o teste da internet utilizando um computador conectado no equipamento da sua operadora via cabo. O Wi-Fi está suscetível a interferências e limitações, e pode atrapalhar o desempenho real entregue por sua operadora;
    • Esteja próximo do roteador Wi-Fi: na impossibilidade de utilizar o cabo de rede, certifique-se de que seu dispositivo se encontre a menos de cinco metros de distância do roteador sem fio;
    • Utilize a rede de 5 GHz no Wi-Fi: as redes de 2,4 GHz possuem menor desempenho e sofrem mais com interferências;
  2. Esteja com a rede desocupada: na hora de fazer a medição, certifique-se de que os outros dispositivos não estejam utilizando a internet para tráfego de dados;
  3. Utilize um medidor confiável: prefira sites reconhecidos como o Speedtest ou nPerf para fazer as medições, que oferecem servidores de alta capacidade espalhados por todo o mundo.

Por que tem diferença testar a velocidade da internet via cabo e via Wi-Fi?

Ao testar a conexão via cabo, você garante que a comunicação entre seu computador e o roteador é livre de interferências e com a velocidade máxima da porta de rede, como 100 Mb/s ou 1 Gb/s.

Por outro lado, o Wi-Fi não tem a mesma estabilidade de um cabo de rede e geralmente permite menores taxas de transferência. Você pode até melhorar o sinal do Wi-Fi, mas dependendo da velocidade da sua internet e dos seus equipamentos o resultado será inferior a uma conexão via cabo.

O que significa Mb/s no teste de velocidade de internet?

Mb/s ou Mbps significa megabits por segundo. O termo se refere a taxa de transferência, também conhecida como velocidade de transmissão.

Também é comum encontrar termos como kb/s ou Kbps (kilobits por segundo) e Gb/s ou Gbps (gigabits por segundo).

Atenção aos bits e bytes!

Não confunda Mb/s com MB/s. A primeira sigla, com B minúsculo, representa megabits por segundo, enquanto a segunda, com B maiúsculo, significa megabytes por segundo.

Na conversão, 1 MB/s equivale a 8 Mb/s.

Qual a diferença entre download e upload da conexão de internet?

Download são os dados baixados para o seu dispositivo. Ao receber um e-mail com anexo, por exemplo, os dados trafegam do servidor até seu celular, tablet ou computador.

Upload é quando dados são enviados a partir do seu dispositivo para outro. Ao anexar um arquivo em um e-mail, por exemplo, é os dados são transferidos do seu dispositivo até o servidor, efetuando o processo de upload.

O que significa ping no teste de velocidade de internet?

O ping ou latência é o tempo de resposta da comunicação de dados. Trata-se de uma importante medida para determinar a qualidade da conexão: quanto menor a latência, melhor o desempenho da internet. Um ping baixo é importante para tarefas como jogos online e chamadas de vídeo.

Consigo saber qual a minha velocidade de internet contratada?

Para saber qual a velocidade contratada da sua internet, é necessário verificar a informação no aplicativo da operadora ou na fatura. Caso não encontre essas informações, entre em contato com seu provedor de internet para entender qual é a velocidade nominal de download e upload do seu pacote.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Banda larga na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados