Como instalar o Firefox [Windows e Mac]

Saiba como instalar o Firefox para conhecer as funções do software da Mozilla caso esteja insatisfeito com seu navegador atual

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano
Mozilla Firefox (Imagem: Reprodução/Firefox)
Mozilla Firefox (Imagem: Reprodução/Firefox)

O Firefox é um dos navegadores mais utilizados do mercado. A cada atualização, a desenvolvedora Mozilla melhora a interface e implementa novos recursos para atrair uma parcela maior de usuários. Se você tem interesse nesse software, o processo para instalá-lo é simples, tanto no Windows quanto no Mac. Veja abaixo como fazer isso.

Requisitos para instalar o Firefox

Por mais que o Firefox seja apenas um navegador, a Mozilla alerta que existem alguns requisitos que precisam ser atendidos para que o browser rode com tranquilidade.

Sistema operacional

  • Windows: versão 7, 8 ou 10 (32 ou 64 bits);
  • Mac: macOS 10.12, 10.13, 10.14, 10.15 e 11.

Hardware recomendado

  • Windows: processador Pentium 4 ou mais recente compatível com SSE2; 512 MB ou 2 GB de RAM (64 bits); 200 MB de espaço no disco rígido;
  • Mac: processador Intel x86 ou Apple Silicon; 512 MB de RAM; 200 MB de espaço no disco rígido.

Como instalar o Firefox

O processo para instalar o Firefox é simples. Seguindo as instruções abaixo, em poucos minutos você poderá utilizar suas funções e, claro, navegar pela internet.

Windows

  1. Acesse mozilla.org/pt-BR/firefox/windows;
  2. Clique no botão “Baixar agora” — o site vai fazer o download de um instalador que escolhe a melhor versão do Firefox disponível para seu computador;
  3. Clique no arquivo “Firefox Installer” para executá-lo;
  4. Aguarde alguns segundos para que a instalação seja concluída;
  5. Quando o processo acabar, o navegador será aberto automaticamente.

É importante ressaltar que, em algumas versões do Windows 10, pode aparecer uma notificação assim que o instalador for executado, mostrando um aviso sobre aplicativos verificados pela Microsoft. Isso acontece porque o Firefox não está na loja de apps da empresa, mas é totalmente seguro instalar qualquer versão baixada no site oficial.

Caso apareça um pop-up na tela, basta clicar em “Instalar assim mesmo”. Se essa opção não for exibida, você terá que mudar uma configuração do sistema. Veja abaixo como fazer isso:

  1. Clique no ícone do Windows no canto inferior esquerdo;
  2. Clique no ícone de engrenagem para abrir as configurações;
  3. Clique em “Aplicativos”;
  4. Na seção “Escolher de onde baixar aplicativos”, clique no menu suspenso abaixo e selecione a opção “De qualquer lugar”.

Mac

  1. Acesse mozilla.org/pt-BR/firefox/mac;
  2. Clique no botão “Baixar agora”;
  3. Assim que o download for concluído, o arquivo “Firefox.dmg” deve abrir automaticamente uma janela do Finder. Arraste o ícone do navegador para a pasta “Aplicativos”;
  4. Em seguida, clique na janela do Firefox mantendo a tecla “Control” pressionada e selecione a opção “Ejetar Firefox”.

A Mozilla alerta que não é recomendado executar o navegador diretamente do arquivo “Firefox.dmg”, pois isso pode gerar problemas, como perda de dados e configurações.

Pronto, agora você já sabe como instalar o Firefox.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Firefox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados