A empresa de pesquisas Gartner publicou nessa semana projeções interessantes para o mercado de plataformas para dispositivos móveis. De acordo com a empresa, até 2012 nós veremos a franca ascensão do Google Android e o declínio de Windows Mobile, iPhone OS e BlackBerry OS.

HTC Magic roda Android.
HTC Magic roda Android.

Em 2012, prevê a Gartner, Symbian e Google Android serão as duas plataformas mais usadas no planeta. O Android deverá subir de atuais 2% para 14% daqui a quatro anos, enquanto que a presença do Symbian deverá diminuir de aproximadamente 50% para 39% de participação nesse mercado.

A Gartner listou cinco motivos que levarão o Android a ser um sucesso. Vamos a eles:

  1. O Android é mantido pelo Google, que poderá oferecer seus serviços de computação na nuvem com mais facilidade.
  2. A plataforma vem sendo melhorada com rapidez. A versão 1.5 foi muito bem recebida pelos usuários.
  3. É um sistema de código aberto, o que permite que mais desenvolvedores criem aplicativos para ele.
  4. Funciona em diversos aparelhos de diversos fabricantes, como Samsung, Motorola e HTC. A última anunciou recentemente que vai trazer o HTC Magic para o Brasil, com Android como sistema operacional.
  5. O Android combina boas características de outras plataformas: menus e aplicativos como os do iPhone, ícones parecidos com os do Windows Mobile, e multi-tarefa como a do Palm Pre.

É uma pena que atualmente somente dois fabricantes (HTC e Samsung) ofereçam o Android no país, e por um preço tão elevando. [ZDNet/ComputerWorld]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados