Quem inventou o computador?

Descubra quem foram os pioneiros da computação moderna e quem inventou o computador Charles Babbage ou Alan Turing?

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O Colossus de Alan turing em funcinamento / quem inventou o computador

Quem inventou o computador? Esta não é uma pergunta fácil. Há quem diga que foi Charles Babbage, com sua Máquina Analítica; outros, que foi Alan Turing, que definiu o que é um computador; e outros, que foram ou dois, ou mesmo nenhum.

Mas qual é a verdade?

Charles Babbage e a Máquina Analítica

O britânico Charles Babbage (1791-1871) foi um engenheiro mecânico, filósofo e matemático. Ele desenvolveu a máquina diferencial, uma calculadora mecânica criada para calcular funções polinomiais, mas que não chegou a ser construída na época.

Porém, foi o projeto que consumiu boa parte de sua vida que o levou a ser considerado o “pai do computador”: a máquina analítica.

Charles Babbage / quem inventou o computador
Charles Babbage

A proposta original descrevia um aparato de uso geral, que incorporava diversos elementos comuns a qualquer computador, como uma Unidade Lógica e Aritmética (ULA, ou ALU, que realiza cálculos de adição e operações booleanas), uma “memória” capaz de armazenar “mil números de 40 dígitos”, entrada de “dados” e “fórmulas” (programas), que seriam inseridos na máquina através de cartões perfurados.

A linguagem que a máquina analítica utilizaria previa o uso de loops e construção condicional, sendo muito próxima do Assembly.

Wikimedia / modelo de parte da máquina analítica / quem inventou o computador
Modelo de parte da máquina analítica, em exposição no Museu da Ciência, em Londres

Ada Lovelace a primeira programadora da História

Na época, a máquina que Babbage inventou chamou a atenção da comunidade acadêmica, e entre eles, havia uma matemática e escritora chamada Augusta Ada King, condessa de Lovelace (1815-1852). Ela ficou tão fascinada pelo invento que, com base nas anotações de Babbage, escreveu um algoritmo compatível para que a máquina fosse capaz de calcular os Números de Bernoulli.

Esse documento hoje é considerado o primeiro programa de computador, o que faz de Ada Lovelace a primeira programadora da História.

Margareth Sarah Carpenter / retrato de Ada Lovelace (detalhe) / quem inventou o computador
Ada Lovelace

Infelizmente, Babbage não concluiu o “computador” que inventou, mas suas anotações viriam a inspirar outros décadas depois.

Alan Turing, o homem que encurtou a Segunda Guerra

Embora muitos conceitos de Babbage sejam usados hoje, a formalização dos componentes, o que viria a ser uma máquina de uso geral e novas abstrações só foram consolidadas a partir dos anos 1930, graças ao trabalho de acadêmicos como o húngaro John Von Neumann (1903-1957), um dos desenvolvedores do ENIAC, e do britânico Alan Turing (1912-1954).

Alan turing / quem inventou o computador
Alan Turing

Turing foi um matemático, cripto analista e um dos primeiros cientistas da computação modernos, que desenvolveu conceitos fundamentais para o desenvolvimento da área do conhecimento. Ele teorizou o modelo matemático de uma máquina abstrata de uso geral (chamada posteriormente de Máquina de Turing), um computador de uso geral (como a Máquina Analítica de Babbage) que é capaz de emular qualquer unidade computacional existente.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou no departamento de criptografia do Bletchley Park, tendo decifrado o código da Enigma, dispositivo utilizado pelos nazistas para trocar mensagens cifradas. Para isso, o cientista implementou melhorias na Bomba, uma máquina criptológica, para que ela fosse capaz de encontrar padrões nas mensagens.

Turing refinou os conceitos de Babbage e Von Neumann ao teorizar unidades de armazenamento, desenvolveu o Colossus, o primeiro computador digital programável do mundo, e publicou trabalhos sobre Inteligência Artificial, tendo proposto o teste para definir se uma IA é capaz de se passar por um humano (até agora, nenhuma passou).

A Bombe de Alan Turing / quem inventou o computador
A Bombe britânica, que quebrou o código da Enigma

Estudiosos defendem que Turing sozinho encurtou a guerra em pelo menos dois anos, o que torna os acontecimentos posteriores ainda mais absurdos: em 1952, ele foi condenado por “atos libidinosos” (relações homossexuais, um crime na época), e submetido a castração química como alternativa à prisão. Deprimido, Alan Turing se suicidou em 1954.

Em 2009, o governo britânico pediu desculpas pelo tratamento dado a Turing, e em 2013, a rainha Elizabeth II concedeu o perdão póstumo ao cientista.

Afinal, quem inventou o computador?

Não há uma resposta certa para isso. Babbage e Turing são considerados pioneiros, e embora o primeiro tenha descrito vários conceitos antes, o segundo os implementou na prática; o mais certo é dizer que ambos inventaram o computador, com Turing complementando o trabalho inacabado de Babbage.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Alan Turing na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados