Um website chamado PleaseRobMe (“por favor me roube” em inglês) ficou conhecido hoje por ressaltar a falta de preocupação de muitas pessoas ao compartilhar informações em redes sociais que podem indicar os endereços de suas casas e mais: mostrar quando a pessoa não está em casa e onde ela está, em tempo real.

Co-desenvolvido pelo holandês Boy Van Amstel, o site baseia-se na integração entre o Twitter e o Foursquare, jogo social onde as pessoas, através de seus smartphones, registram as suas localizações em diversos lugares para ganhar pontos e títulos. Juntando estas informações o site apontava quando as pessoas estavam criando “oportunidades de roubo” ao compartilhar endereços e localizações.

A intenção do site, segundo Van Amstel, não é servir como uma ferramenta para assaltos, mas sim alertar quanto aos perigos que podem estar associados ao compartilhamento indiscriminado de informações online.

“As pessoas estavam registrando suas localizações em casa, ou na casa da namorada ou na casa de amigos, e compartilhando os endereços — não acho que elas estavam cientes do quando estavam compartilhando,” disse Van Amstel à BBC.

Apesar da intenção nobre explicada pelos seus fundadores, a conta do site no Twitter — através da qual usuários eram alertados das “oportunidades” que estavam dando aos criminosos — foi “suspensa devido a atividade suspeita”. Segundo o AppScout o PleaseRobMe.com ainda funciona, mas até o fechamento deste post não consegui acessar o site (mas não é possível afirmar categoricamente que o site de fato saiu do ar, pelo menos não enquanto não forem resolvidos os problemas na internet que estivemos discutindo recentemente através do Twitter do Tecnoblog).

[Atualização em 19/02 às 18h10] Pelo visto o problema não tinha sido o PleaseRobMe.com — que continua no ar — mas sim da falha de backbone que ocasionou os problemas no Virtua ontem.

[Atualização em 19/02 às 18h25] As novidades sobre o assunto são:

  • A Foursquare respondeu às críticas (leia a réplica neste post);
  • PleaseRobMe colocou em sua página inicial um anúncio dizendo que tem interesse em oferecer o site a uma fundação profissional, agência ou companhia que tenha por objetivo ajudar as pessoas a entenderem melhor as questões relacionadas a privacidade online.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados