Tecnoblog
Razão Social Twitter, Inc.
Fundação 21 março, 2006
São Francisco, Califórnia
Website Oficial www.twitter.com

Twitter

Fundado em 2006, e inicialmente chamado de Twttr (sem vogais), o Twitter é uma rede social e um serviço de microblog para comunicação em tempo real. A ideia inicial de seus criadores era de que ele fosse uma espécie de "SMS da internet", oferecendo a mesma limitação de caracteres de uma mensagem de texto.

Alguns anos depois, mais precisamente em 2013, a empresa informou ao público sobre a abertura de capital na Bolsa de Valores. Na sua estreia, todas as 70 milhões de ações foram vendidas, com valor de mercado subindo até 90% em relação ao valor estipulado inicialmente. Apenas nessa rodada, o Twitter captou US$ 1,82 bilhão, sendo avaliado em US$ 24,57 bilhões.

Desde sua criação, a rede social ganhou notabilidade e popularidade em todo mundo. Com o passar do tempo, novos recursos foram aprimorados e outros adicionados para melhorar a experiência dos usuários. Em 2017, por exemplo, a plataforma aumentou o limite de caracteres disponíveis para cada postagem, saindo de 140 para 280. Já em 2020, a empresa lançou a ferramenta "Fleets", sendo basicamente um Stories do próprio Twitter. No entanto, em agosto de 2021, o recurso foi encerrado após baixa adesão.

A plataforma também tem uma forte integração com outras redes sociais, sites e serviços. Por exemplo, é possível fazer login com uma conta do Twitter em diversos lugares ou compartilhar uma postagem do Instagram diretamente na rede social do passarinho azul.

O Twitter já é uma das maiores redes sociais do mundo, com 353,1 milhões de usuários ativos mensais e 192 milhões ativos diariamente. O Brasil é o quinto país com a maior base de usuários, somando 16,6 milhões.

Continue lendo »