LG apresenta Nexus 4 branco e não fabricará Nexus 5

Nexus 4 branco também será vendido no Brasil

Joel Nascimento Jr
Por
• Atualizado há 4 dias

A LG anunciou hoje o Nexus 4 com a traseira na cor branca. Por dentro, nada mudou: tela de 4,7 polegadas, o mesmo processador Snapdragon, 2 GB de memória RAM e nada de 4G LTE. Mas a notícia que mais reverberou foi outra. Kim Wong, principal executivo da LG para o mercado europeu, anunciou que o Nexus 5 não será fabricado pela companhia coreana.

Segundo Wong, “atualmente não temos planos de um Nexus 5 feito por nós. Nós não precisamos deste tipo de marketing mais. O Nexus 4 foi um grande sucesso, mesmo com os problemas de suprimento, e nós temos um ótimo relacionamento com o Google. Mas não faremos o Nexus 5”.

A declaração de Wong pode parecer, sob uma ótica rasa, uma atitude insensata da LG. Mas, analisando de forma mais fria, a posição da fabricante coreana até que faz sentido.

O Nexus 4 é praticamente um celular do Google com fabricação terceirizada pela LG. Diferentemente do seu predecessor, Galaxy Nexus, que podia ser encontrado no varejo e atrelado a um plano de fidelidade, o Nexus 4 é vendido apenas online no Google Play.

Fora dos EUA, muitas vezes o Nexus 4 entra numa “zona fantasma”, onde Google e LG tentam decidir quem arca com custos de marketing e importação, como foi o caso da chegada do Nexus 4 ao Brasil.

Some a isto que o valor do Nexus 4 no mercado americano fica muito abaixo do valor de venda de smartphones similares. Hoje, um Nexus 4 de 16 GB sai por apenas 350 dólares, praticamente metade do valor de um iPhone 5.

nexus4

O Google subsidia o valor do aparelho para a LG, o que pode não ser um bom negócio, já que a LG estaria fabricando um aparelho que promove muito mais o Google e o Android do que a própria marca. O Nexus não é um smartphone que agrega valor à linha Optimus da LG; Wong, inclusive, somente falou de exposição de marketing, não sobre lucro.

Por outro lado, a Samsung espertamente conseguiu colocar a marca Galaxy no seu Nexus e conquistou outra boa estratégia de marketing ao disponibilizar o Galaxy S4 na loja do Nexus com Android “puro”. Perdeu o TouchWiz, mas ganhou publicidade e vendas.

Além de tudo isto, os problemas de suprimento que surgiram principalmente no final do ano passado podem ter custado caro para o planejamento de produção da LG. Assim, a produção de um Nexus por mais um ano não parece ser um bom negócio para a LG.

E já que o trono está vago, a máquina de rumores vai começar a correr atrás do sucessor da LG pela honra de criar o Nexus 5. Será que finalmente veremos um Nexus da Sony com Android Key Lime Pie, ou a Motorola, que pertence ao próprio Google, ganhará a chance?

Com informações: VentureBeat.

Atualização às 11h02, 29/05: Sim, o Nexus 4 branco será vendido no Brasil. A LG nos enviou um posicionamento oficial: “A LG Electronics do Brasil informa que o Smartphone Nexus 4 branco será comercializado no Brasil a partir da segunda semana de junho. O preço ainda não está definido.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados