Samsung anuncia Galaxy Note, meio tablet meio smartphone

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias
Galaxy Note: nem um tablet nem um smartphone | Clique para ampliar

E o segundo dia da IFA 2011 começa em Berlim com a Samsung tomando o palco de apresentações. Hoje a empresa apresentou oficialmente alguns dos dispositivos móveis que já haviam vazado por meio do seu aplicativo no Android Market. Mas um dos gadgets que ficou escondido até agora era o Galaxy Note, que seria um meio tablet, meio smartphone e que a Samsung encaixa “numa nova categoria de produtos”.

O Galaxy Note roda Android 2.3, vem com uma tela com 5,3 polegadas de Super AMOLED e resolução de 1200 x 800 pixels, processador de 1.4 GHz, câmera frontal de 2 megapixels, câmera traseira de 8 megapixels com flash de LED e capacidade para gravação de vídeos em até 1080p, 150 MB de memória interna, 2 GB incluídos no cartão de memória microSD, suporte para redes LTE, HSPA+ (que algumas operadoras americanas chamam de 4G) e bateria de 2.500 mAh.

Os que acompanham o mundo da tecnologia em geral vão perceber que essa não é exatamente uma nova categoria de dispositivos. Lembram do falecido Dell Streak, que tentou ser um meio-termo entre smartphones e tablets e falhou miseravelmente? Parece que a Samsung estava um pouco ocupada e não prestou atenção nisso. Mas pelo menos a empresa tem alguns rios de dinheiro para gastar.

O diferencial dele é oferecer uma caneta chamada S Pen para se tomar notas. Ela acompanha uma leva de aplicativos com esse foco, como o chamado S Planner, que inclui calendário e lista de tarefas, e o S Memo, em que e possível desenhar, escrever ou até gravar notas em voz. Mas o que parece ser mesmo interessante é o tal Virtual Whiteboard, que seria uma espécie de lousa colaborativa. Veja algumas dessas funcionalidades no vídeo abaixo.

(Vídeo no YouTube)

Se esses diferenciais vão ser o suficiente para fazer o Galaxy Note ser um sucesso de vendas, não sabemos ainda. Mas não tenho muita esperança. A empresa não deu um preço sugerido ou uma data exata para a disponibilidade do Galaxy Note, só falou que ele estará disponível nos próximos meses.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados