Tecnoblog
Razão Social Caixa Econômica Federal
Fundação 12 janeiro, 1862
Rio de Janeiro, RJ
Website Oficial www.caixa.com.br

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira estatal criada em 1861, no Rio de Janeiro. Sua fundação ocorreu através de um decreto do então imperador do Brasil, Dom Pedro II.

Inicialmente, o objetivo do banco era oferecer empréstimos e, principalmente, incentivar a população das classes menos abastadas a guardar dinheiro na poupança. Assim, foi aberta a primeira agência da Caixa. E nela, foi feito o primeiro depósito, de 2 mil réis, pelo político, escritor e professor, Antônio Álvares Pereira Coruja.

Então, já nos anos 30, a Caixa criou a Semana do Pé-de-meia, uma campanha que estimulava a abertura de poupanças em nome de crianças. Como parte da ação, a Caixa distribuiu cerca de 10 mil cofrinhos. No ano seguinte, a instituição ganhou novas funções, passando a deter exclusividade sob os empréstimos de penhor, o que extinguiu as demais casas de penhor da época.

Cerca de trinta anos depois, também ganhou o monopólio das loterias federais. E em 1962, fez seu primeiro sorteio, que vendeu cerca de 40 mil bilhetes, em uma competição cujo prêmio principal era de 15 milhões de cruzeiros. Enfim, sete anos depois, a Caixa teve seu papel constituído por lei, com foco em serviços sociais, promoção da cidadania e desenvolvimento do país.

Então, entre os anos 80 e 90, trabalhou para centralizar suas atividades. Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH). Depois, assumiu a condição de maior financiadora da casa própria e do desenvolvimento urbano, principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e administradora do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Essa centralização se repetiu durante os anos 2000. Em 2003, os benefícios sociais do Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás e Cartão Alimentação foram unificados no Bolsa Família. Assim, tornou-se responsabilidade da Caixa fazer a transferência de todos esses valores. No ano seguinte, a instituição também passou a atender brasileiros fora do país, através da conta Caixa Internacional.

Dali em diante, o atendimento aos clientes também foi ampliado através da tecnologia. Em 2010, já contava com um sistema de internet banking, e dois anos depois, lançou seu primeiro aplicativo para iPhone. Durante a pandemia do Coronavírus, também lançou apps específicos para pagamento de alguns benefícios sociais, como o Caixa Tem — responsável pela abertura de 109 milhões Poupanças Sociais Digitais e incluindo 38 milhões de brasileiros no sistema bancário.

Ao final de 2021, a Caixa Econômica Federal contava com mais de 86 mil funcionários, e cerca de 146 milhões de clientes. Além disso, tinha mais de 4 mil agências por todo o país.

Continue lendo »

Tudo sobre Caixa Econômica Federal