thumb-sbt-globo-record

Atualmente, o Ibope mede a audiência da TV com base nas informações geradas por aparelhos chamados peoplemeter, que estão espalhados por todo o Brasil. Até o fim do ano, a empresa de pesquisa também vai monitorar a repercussão dos programas de TV na internet, por meio do ITTR (Ibope Twitter TV Ratings), uma ferramenta que analisa em tempo real as conversas feitas no Twitter.

Leia mais

thumb-the-sims-banheiro

O Ibope divulgou nesta semana duas pesquisas sobre os hábitos dos usuários de celulares no Brasil. De 2011 para 2012, a penetração de smartphones dobrou de 9% para 18% – é um belo avanço, mas ainda estamos longe da média global, que é de 48%. A instituição também descobriu em que situações os brasileiros acessam a internet pelo celular: 18% afirmam usá-lo no banheiro.

Leia mais

thumb-facebook-parede-zuckerberg

Polêmicas à parte, a equipe de Mark Zuckerberg pode comemorar bastante. O Facebook é oficialmente a rede social mais utilizada no Brasil no mês de agosto, de acordo com a mensuração feita pelo Ibope Nielsen. A revista ISTOÉ Dinheiro foi a primeira a trazer a informação, que depois foi desconfirmada pelo Ibope. Numa atitude incomum, a empresa voltou a se manifestar sobre o assunto. Leia mais

thumb-facebook

Desde o lançamento da versão em português do Facebook existe a especulação de que o Orkut perderia o posto de maior rede social no Brasil. Institutos de métricas no passado já davam como certa tal virada, e o Alexa até chegou a registrar mais tráfego do Facebook do que do Orkut em um determinado mês, embora a rede de Mark Zuckerberg ainda perdesse em número de usuários. Mas parece que esse não é mais o caso. Leia mais

Aí está um número que merece ser comemorado: o número de brasileiros com acesso à internet cresceu incríveis 8% somente no ano passado. Ao fim do quarto trimestre de 2009, 67,5 milhões de pessoas tinham como acessar a grande rede. Os dados são do Ibope Nielsen Online.

Para fins de pesquisa, são considerados brasileiros com pelo menos 16 anos de idade, com acesso à internet a partir de casa, trabalho, escola, faculdade, lan-house e biblioteca. Embora o total seja de 67,5 milhões, quase metade tem acesso à internet em casa ou no trabalho: 47 milhões de brasileiros.

O número de internautas ativos no Brasil em fevereiro de 2010 foi de 36,7 milhões.

Número de internautas em 2010.

Educação sai na frente

O mesmo Ibope também divulgou resultado sobre a audiência dos websites acessados no país. A categoria que mais cresceu foi Educação e Carreiras, cujo aumento foi de 5,6% em relação a janeiro/2010. Já Finanças e Investimentos teve crescimento de 2,9% em relação ao mês anterior; Governo e Entidades sem Fins lucrativos cresceu 1,7%; e Notícias e Informação ficou na lanterna com crescimento de apenas 1,5%.

A forma de metragem do Ibope é meio complicada. O instituto não monitora – até porque não teria como fazer isso – todos os sites brasileiros. Em vez disso, fica de olho apenas em sites mantidos por grandes empresas e com grandes audiências, o que pode colocar em xeque a confiabilidade da pesquisa.

[via Ibope Nielsen Online, com informações da Folha Online]

A pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online se refere ao mês de setembro de 2009 e aponta que os internautas brasileiros ficam, em média, 66 horas e 24 minutos conectados. Esse tempo engloba tanto navegação por sites como o uso de aplicativos que se utilizam da conexão com a internet, como programas de mensagens instantâneas, de download ou de VoIP. Apenas em navegação por sites a média é de 43 horas e 51 minutos por pessoa.

A pesquisa constatou também que o país tem 46,6 milhões de pessoas com acesso à internet, embora nem todas elas façam uso dela — apenas 35,5 milhões são qualificados como usuários ativos.

Esses números não incluem meios de acesso públicos, como LAN houses, bibliotecas e escolas. Levando estes em consideração, o Brasil chega a um total de 64,6 milhões de usuários da internet com mais de 16 anos. [G1]