iOS

O iOS (antigamente chamado de iPhone OS) é o sistema operacional mobile lançado em junho de 2007 para ser utilizado nos gadgets da Apple. Desde sua criação, mais de 550 mil aplicativos foram desenvolvidos até março de 2012. Deriva do código do Mac OS X e funciona em plataformas ARM, sendo o sistema utilizado no iPhone, iPad, iPod touch e Apple TV. Possui nativamente recursos de mapas, notas, agenda de contatos, central de jogos, calendário e assistente de voz, chamada Siri. Leia mais sobre o iOS 4 e o iOS 5.

thumb-iphone-perdido

As cinco maiores operadoras dos Estados Unidos e as principais fabricantes de smartphones assinaram um acordo para tentar diminuir o roubo de aparelhos. As empresas concordaram em implantar tecnologias que permitam apagar o conteúdo remotamente e inutilizar o dispositivo, impedindo que um ladrão ou um receptador ative o smartphone sem a permissão da vítima.

Leia mais

thumb_instagram-icone

Se você usa Android ou iOS, hoje é dia de atualizar seu Instagram. Mas os usuários de cada plataforma receberam atualizações diferentes: para o primeiro grupo, uma otimização do app, que o deixa mais rápido e fluido. Para o segundo, uma melhoria em uma de suas ferramentas.

Leia mais

thumb-ios-7

A Apple lançou na tarde desta segunda-feira (10) a versão final do iOS 7.1 para todos os usuários com iPhones, iPads e iPods touch compatíveis. A atualização traz o CarPlay para levar as funções do iPhone para o painel do carro, refinamentos na interface, melhorias no Touch ID e aprimoramento no desempenho para donos de iPhone 4. A falha que fazia determinados aparelhos reiniciarem aleatoriamente foi corrigida (até que enfim!).

Leia mais

thumb-m-irpf

Muitos brasileiros não precisarão mais instalar um software em Java para declarar o Imposto de Renda. A Receita Federal publicou na última semana versões atualizadas do aplicativo Pessoa Física para Android e iOS para permitir que 90% dos 27 milhões de contribuintes possam enviar a declaração pelo smartphone ou tablet. Há algumas limitações: quem recebeu rendimentos do exterior ou quer enviar uma declaração retificadora, por exemplo, ainda deverá usar o método tradicional.

Leia mais

gmail

Se você é um dos usuários de iOS que prefere vincular sua conta do Gmail ao app de email padrão da Apple em vez de usar o do Google, talvez seja hora de dar uma segunda chance a ele. O Google liberou hoje uma atualização que acaba com a lentidão do aplicativo – ou seja, o torna usável.

Leia mais

troquei-meu-android-por-um-iphone

Depois de um ano e meio de uso, meu velho Galaxy Nexus estava pedindo para ser aposentado. O hardware se tornou obsoleto, a lentidão nos aplicativos mais novos estava incomodando e o Google deu a última facada no aparelho ao anunciar que não liberaria a atualização para o KitKat. Eu queria um smartphone novo e, após alguns dias de pesquisa, decidi mudar de plataforma e comprar meu primeiro iPhone.

Não sou exatamente novato no iOS, mas esta é a primeira vez que tenho um iPhone como smartphone principal; até então, minha experiência se restringia ao iPad. Pelo menos no meu caso, há uma grande diferença de uso: enquanto o tablet é usado para assistir a vídeos e ler textos com formatação complexa ou cheios de gráficos, que não ficam bons na tela e-ink do Kindle, o smartphone está sempre comigo por conta dos recursos de comunicação e funciona como um organizador de informações. É nele que salvo compromissos, anotações e gravações.

Então, apesar do iOS não ser uma plataforma totalmente nova para mim, considero esta uma alteração bastante significativa no meu dia a dia. E como toda mudança, a troca não foi a coisa mais fácil do mundo: ela trouxe boas surpresas, certas dificuldades e algumas reclamações. Neste artigo, conto como está sendo o processo de transição após três meses usando um iPhone 5s.

Leia mais

thumb-apple-carplay-ios

Em junho de 2013, a Apple mostrou as primeiras novidades do iOS 7, incluindo uma integração com automóveis que levaria algumas funções do iPhone para o painel dos carros, como o serviço de mapas da Apple e o iTunes Radio. Nesta segunda-feira (3), a empresa anunciou a lista de montadoras parceiras que colocarão o recurso em seus automóveis, bem como o nome definitivo: antes conhecido como iOS in the Car, ele se chamará CarPlay.

Leia mais

google_plus_hangouts_thumb

Antes tarde do que mais tarde, o Google liberou na quinta-feira (27) uma versão atualizada do aplicativo do Hangouts para iPhone, iPad e iPod touch. O novo Hangouts ganhou uma interface totalmente renovada para combinar com o visual do iOS 7 e traz uma série de melhorias e novas funcionalidades, como a possibilidade de enviar mensagens de vídeo.

Leia mais

thumb-swiftkey-note

O SwiftKey é meu teclado preferido para Android e agora está disponível também para iOS. Mas não do jeito que alguns sonhavam: como a Apple não permite a instalação de teclados de terceiros (e não deu nenhum sinal de que vai permitir no futuro), o SwiftKey chega apenas como um aplicativo de notas que possui algumas das funções encontradas na versão para Android, como a correção e previsão de palavras.

Leia mais

chrome_android_apps_thumb

A descoberta de um repositório no GitHub no final do ano passado levantou fortes suspeitas de que o Google estaria se preparando para permitir que apps do Chrome rodem no Android e no iOS. A confirmação veio hoje: a empresa acaba de liberar uma prévia do kit que permitirá a qualquer desenvolvedor explorar esta possibilidade. Leia mais